Fuga em Mossoró: preso condenado a 37 anos é recapturado pela Polícia Civil
Preso fugitivo de Mossoró é recapturado pela Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte conseguiu recapturar, nesta sexta-feira (5), um dos dois detentos que fugiram do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio, localizado em Mossoró, no Oeste potiguar. A fuga havia ocorrido no dia 6 de setembro deste ano.

Detalhes da Recaptura e Nova Prisão

O apenado, que cumpre pena de 37 anos de reclusão por crimes de homicídio qualificado e organização criminosa, foi localizado pelos agentes. No momento da abordagem, ele estava portando uma arma de fogo, o que resultou em uma nova voz de prisão em flagrante, além da recaptura pela evasão.

A operação foi resultado de um trabalho conjunto de inteligência e investigação. A ação foi coordenada pelo 2º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e contou com o apoio de importantes unidades policiais da região:

  • Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE)
  • Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR)
  • Delegacia Especializada em Narcóticos de Mossoró (DENARC)

Quem São os Fugitivos?

Os dois homens que escaparam da unidade prisional em setembro foram identificados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) como:

  • Jonathan Maxwell de Sousa Nunes, de 32 anos
  • Ítalo George da Silva, de 26 anos

Curiosamente, ambos eram considerados detentos de boa conduta dentro do presídio e participavam de atividades educacionais, conforme informado pela Seap na época do ocorrido. A pasta, no entanto, não divulgou os detalhes de como a fuga foi executada.

Histórico de Fugas em Mossoró em 2025

Este não é o primeiro episódio do tipo registrado na cidade neste ano. Em junho de 2025, dois detentos conseguiram escapar da Cadeia Pública de Mossoró. A suspeita na ocasião foi de que eles escalaram o muro após o horário de visitas.

O desfecho desse caso anterior foi trágico: um dos fugitivos morreu em um confronto com a polícia, enquanto o outro foi recapturado. Os incidentes consecutivos levantam questões sobre a segurança do sistema prisional na região.

A Polícia Civil segue com as buscas pelo segundo foragido, Ítalo George da Silva, e as investigações para apurar todas as circunstâncias da fuga do Complexo Penal Mário Negócio continuam em andamento.