
Uma operação conjunta de fiscalização resultou na apreensão de mais de 1,7 milhão de maços de cigarros em Nova Serrana, no centro-oeste de Minas Gerais. A ação, realizada nesta quarta-feira (3), contou com a participação de agentes da Receita Federal e da Polícia Federal.
Os produtos apreendidos estavam sendo transportados em caminhões sem a documentação fiscal necessária, caracterizando contrabando e descaminho. Segundo as autoridades, o valor total dos cigarros apreendidos ultrapassa R$ 10 milhões.
Combate ao comércio ilegal
A operação faz parte de uma série de ações para coibir o comércio ilegal de tabaco na região. Nova Serrana tem sido alvo constante de fiscalizações devido ao grande volume de produtos ilegais que circulam na cidade.
As investigações apontam que os cigarros apreendidos seriam distribuídos para outras cidades mineiras e até para outros estados brasileiros. A Receita Federal alerta que o consumo de produtos ilegais pode trazer riscos à saúde, já que não passam pelos controles sanitários adequados.
Próximos passos
Os envolvidos no transporte dos cigarros podem responder por crimes fiscais e de contrabando. Os produtos apreendidos serão destruídos após os trâmites legais.
As autoridades reforçam que continuarão com as operações de fiscalização na região para combater o comércio ilegal de tabaco e outros produtos.