Um técnico de enfermagem foi preso em flagrante pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (24), em Marília, no interior de São Paulo. A detenção ocorreu durante a Operação Grinch, deflagrada para combater o desvio de medicamentos e insumos do Hospital das Clínicas (HC) da cidade.
Flagrante no fim do plantão
De acordo com as investigações, as equipes do Setor de Investigações Gerais (SIG) abordaram o funcionário no momento em que ele encerrava seu plantão. Ao revistar a mochila do técnico, os policiais encontraram diversos medicamentos de uso controlado, pertencentes ao hospital e sem a devida prescrição médica.
Mais produtos hospitalares na casa do suspeito
Os mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na residência do suspeito. No local, os investigadores localizaram um novo lote de medicamentos com a identificação do HCFAMEMA (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília). Além dos remédios, foram apreendidas caixas de luvas cirúrgicas e dezenas de seringas.
Investigação começou com auditoria interna
Em nota, a direção do hospital informou que as suspeitas de desvio surgiram a partir de uma fiscalização da Coordenadoria de Auditoria. Foi detectada uma irregularidade no fluxo de medicamentos na Ala B da Unidade I do HC. Após confirmar indícios, a instituição formalizou uma representação à Polícia Civil para a abertura de inquérito policial.
O hospital afirmou que tem cooperado com as autoridades e que trabalha no contínuo aprimoramento da governança, com investimentos em medidas preventivas e corretivas para garantir a segurança do atendimento.
O técnico de enfermagem foi autuado pelo crime de peculato (desvio de bens públicos) e permanece à disposição da Justiça.