Mulher é presa no Rio após insultar agente municipal com termo racista
Mulher presa no RJ por injúria racial contra fiscal

Uma mulher foi presa nesta terça-feira (23) na Zona Sul do Rio de Janeiro após agredir verbalmente um agente de fiscalização da prefeitura com termos racistas. O caso ocorreu durante uma ação de fiscalização de ambulantes no bairro de Copacabana.

De acordo com testemunhas, a mulher, identificada como Carla Simone da Silva, de 42 anos, dirigiu-se ao fiscal municipal usando a expressão "preto nojento". O agente, que estava em exercício da função, registrou ocorrência e a mulher foi levada para a 14ª DP (Leblon).

Detenção por injúria racial

A Polícia Civil confirmou que a mulher foi autuada em flagrante por injúria racial, crime previsto no artigo 140, §3º do Código Penal, com pena de 1 a 3 anos de prisão. O agente municipal, vítima da agressão, declarou que vai prosseguir com a ação judicial.

Prefeitura se posiciona

A Secretaria Municipal de Ordem Pública emitiu nota repudiando o caso: "Não toleramos qualquer forma de discriminação. Nossos agentes estão capacitados para agir com profissionalismo, mas também para buscar seus direitos quando vítimas de crimes".

Este é o terceiro caso de injúria racial contra agentes municipais registrado este ano no Rio. Especialistas alertam para a necessidade de campanhas educativas contra o racismo estrutural.