PF prende candidato por fraude no Enem 2025 durante prova
Candidato preso por fraude no Enem 2025 com celular

Candidato é detido durante prova do Enem por uso de celular

Um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi preso em flagrante pela Polícia Federal na tarde de domingo, 10 de novembro de 2025. O fato ocorreu durante a realização da primeira prova do exame, após denúncia formal da coordenação do certame.

Como a fraude foi descoberta

O indivíduo havia sido autorizado a ingressar na sala de provas após apresentar justificativa para portar um dispositivo médico. Mesmo com o acionamento do detector de metais, o candidato conseguiu entrar no local de aplicação da prova.

Próximo ao término do exame, fiscais identificaram que o candidato utilizava um aparelho celular não declarado, em clara violação às regras estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Material apreendido pela Polícia Federal

Durante revista pessoal realizada pelos agentes, além do telefone celular, foi encontrado um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser utilizados na redação do exame. As evidências indicam tentativa de fraude elaborada.

O candidato agora poderá responder judicialmente pelos crimes de fraude em certame público e tentativa de estelionato. As penas para esses delitos podem incluir prisão e multa, além da eliminação do processo seletivo.

Este caso serve como alerta para todos os participantes de processos seletivos sobre a seriedade das regras e a eficiência dos mecanismos de fiscalização implementados nos exames nacionais.