Frente fria chega ao RS e causa granizo em Ibirubá e Porto Alegre
Frente fria provoca granizo em cidades do Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul registrou uma virada brusca no tempo nesta sexta-feira, dia 2. Após uma sequência de dias com muito sol e céu aberto, cidades gaúchas foram surpreendidas por chuva, rajadas de vento e queda de granizo. Moradores de Ibirubá, na Região Noroeste, e da capital Porto Alegre, registraram o fenômeno.

Instabilidade atinge várias regiões do estado

De acordo com a Climatempo Meteorologia, a causa da mudança repentina é a aproximação de uma frente fria. Este sistema está provocando chuva, descargas elétricas, ventania e risco de granizo em uma extensa área do estado. As regiões mais afetadas incluem Oeste, Sul, Litoral, Centro, Vales, a Metropolitana de Porto Alegre e a Serra.

Apesar da chegada da instabilidade, as altas temperaturas dos últimos dias ainda persistem. O calor intenso deve continuar, pelo menos, até este sábado, dia 3.

Previsão para o fim de semana e a chegada do alívio

No sábado, a frente fria mantém as condições de tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul. Na Região Norte e na Serra, há risco de temporais com raios e nova queda de granizo. Na Campanha e no Centro do estado, a previsão é de chuva, porém com menor intensidade. Enquanto isso, o Sul do RS deve ter tempo firme.

Uma mudança mais significativa começa a ser sentida na parte Leste, onde os efeitos de uma massa de ar polar começam a aparecer. Nesta área, as temperaturas não sobem tanto, garantindo uma sensação térmica mais amena.

Massa de ar polar promete queda acentuada de temperatura

O verdadeiro alívio do calor forte chega no domingo, dia 4. As temperaturas acima dos 30°C, que marcaram os termômetros nos últimos dias, dão lugar a uma massa de ar mais fria. Trata-se da primeira massa de ar polar de 2026 a atingir o estado.

Segundo a Climatempo, é provável que ocorra uma queda acentuada nas temperaturas mínimas e até nas máximas ao longo da próxima semana. "As temperaturas apresentam queda acentuada pela manhã [de domingo] e permanecem baixas durante a tarde, intensificando a sensação de frio em relação ao dia anterior", informou a meteorologista.

Contudo, a previsão não indica uma onda de frio intensa. Os modelos ainda apontam para marcas próximas dos 29°C em áreas da Grande Porto Alegre e no interior. Apesar disso, a massa de ar mais fria trará uma redução consistente e um alívio maior do calor persistente nos próximos dias.