Ciclone Extratropical se Aproxima do Litoral do Rio e São Paulo
Um ciclone extratropical está prestes a se formar na costa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o mais recente alerta da Climatempo. A formação deste fenômeno meteorológico, prevista para ocorrer entre a noite desta segunda-feira (24) e a terça-feira (25), é resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a região.
Previsão de Chuva Intensa e Ventos Fortes
Os primeiros sinais do ciclone devem chegar com pancadas de chuva a partir da noite de segunda-feira. A previsão indica que o estado do Rio de Janeiro pode ser atingido por volumes de precipitação que podem chegar a até 100mm. A chuva virá acompanhada de ventos fortes, com intensidade entre 70 e 80 km/h, e há possibilidade de ocorrência de granizo.
Durante a madrugada, o sistema avançará para as áreas ao norte do estado. No período da manhã de terça, a intensidade da chuva deve variar entre fraca e moderada, porém, mesmo assim, poderá provocar acúmulos significativos de água em vários pontos.
Alerta e Cuidados para a População
Especialistas da Climatempo afirmam que este ciclone deve ser mais fraco do que o que causou tornados no Paraná recentemente. No entanto, é fundamental que a população adote medidas de precaução.
As orientações incluem não se abrigar debaixo de árvores durante as tempestades e evitar deslocamentos desnecessários em momentos de pancadas de chuva intensa ou diante de possíveis alagamentos.
A previsão do tempo para os próximos dias no Rio de Janeiro é a seguinte:
- Segunda-feira (24): Mínima de 21°C e máxima de 28°C. Previsão de 50 mm de chuva.
- Terça-feira (25): Mínima de 20°C e máxima de 27°C. Previsão de 15 mm de chuva.
- Quarta-feira (26): Mínima de 19°C e máxima de 26°C. Previsão de 8 mm de chuva.
- Quinta-feira (27): Mínima de 18°C e máxima de 26°C. Previsão de 3 mm de chuva.
- Sexta-feira (28): Mínima de 19°C e máxima de 30°C. Previsão de 2 mm de chuva.
A partir da quarta-feira, a chuva deve diminuir sua intensidade no estado do Rio. A nebulosidade ficará variável, com momentos mais nublados e outros mais ensolarados. Os ventos marítimos ainda poderão causar chuvas fracas e ocasionalmente moderadas, mas sem os volumes elevados registrados no início da semana.