Novo alerta de temporais atinge Santa Catarina
O estado de Santa Catarina se prepara para mais uma rodada de temporais intensos que devem começar neste domingo (30), segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica chuva volumosa, queda de granizo e ventos que podem alcançar impressionantes 100 km/h, colocando diversas regiões em situação de risco.
Regiões em alerta máximo
O aviso laranja, que indica "perigo", foi emitido para as regiões Oeste, serrana e do Vale do Itajaí, com validade até as 10h da segunda-feira (1º). Já o litoral catarinense está sob condição de "perigo potencial", com possibilidade de ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo até as 23h59 do mesmo dia.
As autoridades alertam para riscos de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos nas áreas afetadas. A situação é particularmente preocupante considerando que na última semana já foram registrados estragos em diversas regiões do estado devido às condições climáticas adversas.
Mudança brusca no tempo
A previsão de temporais representa uma mudança radical em relação ao sábado (29), quando o estado registrou um dia de sol, calor e praias movimentadas. A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, também emitiu boletim confirmando a chegada dos temporais.
De acordo com o comunicado oficial, os temporais isolados podem vir com chuva intensa em um intervalo curto de tempo, raios e fortes rajadas de vento a partir da tarde deste domingo, principalmente do Oeste aos planaltos. Na segunda-feira, a condição deve se estender para todas as regiões do estado.
O Inmet utiliza um sistema de "avisos meteorológicos" com três níveis de intensidade: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). A população das áreas afetadas deve ficar atenta às atualizações e seguir as orientações das defesas civis municipais.