Alerta: 16 cidades de Alagoas em risco por baixa umidade do ar
16 municípios de AL em alerta por baixa umidade do ar

Um aviso meteorológico importante foi emitido para o estado de Alagoas nesta segunda-feira (1). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para um perigo potencial devido à baixa umidade relativa do ar em 16 municípios do estado.

Detalhes do alerta do Inmet

O aviso foi divulgado na manhã desta segunda-feira e tem validade desde as 11h do domingo (30) até as 18h da terça-feira (2). Segundo o órgão, a umidade do ar nas regiões afetadas pode variar entre 30% e 20% durante este período.

O fenômeno traz um baixo risco de incêndios florestais e também pode causar impactos à saúde da população. Condições de ar seco como essas exigem cuidados especiais, principalmente de grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Orientações para a população

O Inmet e os órgãos de segurança recomendam uma série de medidas para minimizar os efeitos da baixa umidade. As principais orientações são:

  • Beber bastante líquido ao longo do dia para manter a hidratação.
  • Evitar atividades físicas e desgaste intenso durante os horários mais secos.
  • Não se expor ao sol nos períodos mais quentes do dia.

Em caso de emergência ou para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros no número 193.

Municípios alagoanos em alerta

O aviso de perigo potencial abrange as seguintes cidades do estado de Alagoas:

Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho d'Água do Casado, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

A previsão do Inmet serve como um instrumento importante para que as autoridades locais e os moradores das regiões afetadas possam se preparar e adotar os cuidados necessários enquanto o alerta estiver vigente.