COP30: Protesto com tentativa de invasão na Blue Zone deixa ferido
Protesto na COP30: manifestantes tentam invadir Blue Zone

Confrontos marcam segundo dia da COP30 em Belém

O segundo dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, foi marcado por conflitos entre manifestantes e seguranças na tarde desta terça-feira, 11 de novembro de 2025. Dezenas de ativistas ambientais tentaram invadir a Blue Zone, área restrita às autoridades que discutem as emergências climáticas globais.

Detalhes do protesto e confronto

Os vídeos registrados por participantes mostram pessoas com trajes típicos indígenas adentrando a área principal do evento e rompendo a zona reservada para revista dos participantes, onde estão localizados os equipamentos de raio-x. O protesto rapidamente se intensificou, com empurra-empurra e bate-boca entre manifestantes e a equipe de segurança.

Além dos grupos indígenas, manifestantes com bandeiras de movimentos estudantis também tentaram integrar o protesto e foram contidos pelos seguranças. Os mastros das bandeiras foram utilizados como bastões durante os confrontos, resultando em pancadaria generalizada.

Ferido e evacuação do pavilhão

Durante os tumultos, um membro da segurança ficou ferido, segundo relatos oficiais. A situação se agravou a ponto de necessitar a evacuação completa do pavilhão como medida de segurança.

O incidente ocorreu poucos minutos após uma entrevista coletiva com autoridades, que havia apresentado o balanço positivo das discussões do dia. A rápida escalada da situação pegou todos de surpresa.

Posicionamento oficial

O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, afirmou que a organização da conferência estava tomando as providências cabíveis para garantir a segurança do evento. Em declaração à imprensa, Correia destacou que a ONU tem todos os seus protocolos de segurança para situações como esta.

As discussões sobre o clima global continuam em Belém, mas sob medidas de segurança reforçadas após os incidentes desta terça-feira. A organização mantém que o evento seguirá seu curso normal, com as negociações climáticas prosseguindo conforme o programado.