Evento discute futuro do agronegócio sustentável em Roraima
O futuro do agronegócio e os caminhos para produção sustentável foram o centro dos debates nesta quarta-feira (19) durante evento promovido pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em Boa Vista. O painel "Agro Sustentável" reuniu especialistas e autoridades do setor em Roraima para discutir o desenvolvimento da região.
Autoridades e especialistas participam do debate
O debate contou com a presença de importantes nomes do agronegócio local: Aluízio Nascimento, secretário de Atração de Investimentos do estado; Murilo Ferrari, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima (Aprosoja); e Marcilio Rocha, representante da empresa Amaggi. A discussão teve como tema central "Agronegócio motor de desenvolvimento da Amazônia".
O evento ocorreu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e contou com a participação de estudantes que puderam conhecer melhor o cenário do agro no estado. A atividade foi gravada e estará disponível para o público em geral no dia 28 de novembro.
Novas oportunidades para o agronegócio em Roraima
Entre os temas destacados pelos especialistas, estiveram a verticalização do agronegócio em Roraima, a segurança energética e novidades para o setor, incluindo a possibilidade de investir na produção de celulose solúvel.
Aluízio Nascimento explicou as iniciativas do estado para atrair investimentos: "A gente só pode pensar em futuro após ter estabelecido condicionantes para que isso aconteça. Então, nós fizemos um roadshow aqui com as cinco maiores empresas de celulose que atuam no Brasil. A maioria está concentrada em Mato Grosso do Sul. Nós estamos preparando um ambiente, inclusive da parte fiscal, para que eles possam vir fazer investimentos aqui também".
A iniciativa foi promovida pelo projeto Expofeira na Rede, demonstrando o compromisso da FRAM em fomentar discussões relevantes para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.