A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda, decidiu pedir exoneração do cargo após o filho dela, Hans Gutemberg, publicar vídeos nas redes sociais dirigindo uma caminhonete do Estado em alta velocidade. O caso ocorreu em Palmas, capital do Tocantins, e gerou repercussão imediata.
Os vídeos que causaram a demissão
Nos stories do Instagram publicados na tarde de sábado, 8 de setembro, Hans Gutemberg se filmou destravando o veículo oficial e trafegando em uma avenida com limite de velocidade de 40 km/h. O velocímetro mostrava claramente que o carro circulava entre 60km/h e 70km/h, ultrapassando em mais de 50% o limite permitido.
Nas imagens, é possível identificar a placa da caminhonete, a mesma que foi entregue à servidora em 1º de setembro deste ano, durante solenidade que celebrou a nova frota 0 km da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
Reação imediata das autoridades
Diante da exposição nas redes sociais, a Seciju emitiu nota informando que irá adotar procedimentos administrativos para verificar a denúncia. A pasta reafirmou seu compromisso com a legalidade, a transparência e a correta utilização dos bens públicos.
Zeroildes Miranda, que é concursada desde 2017 no cargo de agente de segurança socioeducativo, entregou o cargo nesta segunda-feira, 10 de setembro, conforme confirmado pela própria servidora à TV Anhanguera.
Apagão digital e investigações
No mesmo dia da publicação, os vídeos do filho da servidora foram removidos das redes sociais. O perfil de Hans Gutemberg no Instagram também ficou inativo após a repercussão negativa do caso.
O veículo em questão deveria ser utilizado exclusivamente para demandas da Superintendência de Direitos da Criança e do Adolescente, conforme determinação oficial. A reportagem do g1 não conseguiu contato com o filho da servidora pública até a última atualização das informações.
A situação evidencia mais um caso de uso indevido de veículos oficiais e levanta questionamentos sobre o controle e a fiscalização dos bens públicos no serviço público estadual.