Tornados em SC: 53 cidades afetadas e governo anuncia bunkers
Tornados em SC: 53 cidades afetadas e bunkers

Tornados devastam cidades catarinenses e governo anuncia medidas

O estado de Santa Catarina foi atingido por uma série de tornados que causaram destruição em múltiplas cidades durante o final de semana. Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes e Xanxerê foram os municípios mais afetados pelos fenômenos climáticos que ocorreram na sexta-feira (7) e no sábado.

Governo anuncia construção de bunkers em escolas

Em resposta à tragédia, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou no domingo (9) que o governo estadual construirá bunkers em escolas estaduais localizadas em regiões sujeitas a tempestades severas. A primeira unidade dessas salas seguras será implementada na reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, que foi completamente destruída pela passagem do tornado.

Durante sua visita à região afetada, o chefe do Executivo detalhou que os bunkers - abrigos geralmente subterrâneos destinados à sobrevivência em condições adversas - serão instalados em áreas úteis dos colégios, com estrutura reforçada para resistir a tornados e chuvas intensas. Não há data definida para o início das obras nem o número total de unidades que serão construídas.

Estragos generalizados e relatos dramáticos

Os estragos causados pelas tempestades foram extensos. Entre sexta e sábado, 53 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas aos eventos climáticos. Os danos incluíram alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, obstrução de estradas, danos em casas, prédios públicos e veículos, falta de energia elétrica, deslizamentos e 32 pessoas desalojadas.

Um dos relatos mais dramáticos veio da agricultora Inês Terezinha Tenroler, que perdeu sua casa em Dionísio Cerqueira. Em entrevista à NSC TV, ela descreveu a experiência aterrorizante: "O vento me jogou e eu consegui me agarrar num poste. Fiquei agarrada questão de 15 segundos. Quando deu uma acalmada, que eu entrei [na casa], não tinha telhado, não tinha mais nada. Tinha acabado com tudo já. Foi muito rápido".

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que três tornados diferentes atingiram o estado, causando uma cadeia de destruição que afetou desde residências particulares até infraestruturas públicas essenciais.