Tornado no PR: 6 mortos, 750 feridos e 90% de Rio Bonito do Iguaçu destruído
Tornado no PR: 6 mortos e 90% de cidade destruída

Tragédia no Paraná: tornado deixa rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu

Um tornado de intensidade EF3 com ventos de até 250 km/h devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-oeste do Paraná, entre a tarde de sexta-feira (7) e a madrugada de sábado (8). O fenômeno natural deixou um cenário de destruição generalizada, com 90% das construções da cidade danificadas.

Buscas por vítimas continuam nas áreas rurais

Neste domingo (9), equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil realizam sobrevoos nas áreas rurais de Rio Bonito do Iguaçu em busca de possíveis vítimas. Apesar de não haver registro de desaparecidos, as buscas aéreas continuam e contam com o apoio de cães farejadores para vasculhar os escombros.

As buscas na área urbana foram encerradas no fim de sábado (8), mas as operações seguem intensas nas zonas rurais, onde residem 9 mil dos 14 mil habitantes do município, segundo dados da Defesa Civil.

Números da tragédia

O balanço oficial do desastre natural é alarmante:

  • 6 mortos em todo o estado
  • Approximadamente 750 feridos
  • Mais de 700 imóveis destruídos
  • 14,7 mil pessoas afetadas
  • 12 municípios com danos registrados
  • Mais de mil desalojados (que conseguiram abrigo com parentes ou amigos)
  • 28 desabrigados em abrigos públicos

O tornado também atingiu a cidade de Guarapuava, onde uma das vítimas fatais morreu após ser atingida por destroços.

Estrutura de emergência montada

Para atender os feridos, um hospital de campanha foi montado em Rio Bonito do Iguaçu. Equipes de resgate de várias regiões do Paraná foram enviadas para ajudar nas operações. Ambulâncias e aeronaves também reforçam o atendimento às vítimas, conforme informou o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira.

O governo estadual destacou que engenheiros e equipes de assistência social permanecem na cidade para avaliar os danos e prestar apoio às famílias afetadas pela tragédia. O prefeito local afirmou que a cidade terá que ser reconstruída praticamente do zero.

A situação é tão crítica que até mesmo a aplicação do Enem foi suspensa na cidade, reconhecendo a gravidade do cenário pós-tornado que transformou a paisagem urbana e rural de Rio Bonito do Iguaçu.