Aterrissagem de Emergência em Manaus: Avião Solta Faíscas e Assusta Passageiros; VÍDEO
Avião solta faíscas em pouso de emergência em Manaus

Imagine a cena: você está olhando pela janela do avião, ansioso para desembarcar, e de repente vê uma chuva de faíscas saindo da aeronave. Foi exatamente isso que aconteceu com os passageiros de um Boeing 737-800 da MAP Linhas Aéreas nesta sexta-feira (23) em Manaus. Um verdadeiro filme de ação, mas com final feliz, graças aos céus.

O vídeo, que já está circulando nas redes sociais feito um rastilho de pólvora, mostra o instante preciso em que o trem de pouso toca a pista do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. E não foi um toque suave, não. Uma série de faíscas laranjas e amarelas iluminou a noite amazônica, num espetáculo que era bonito de se ver, mas terrível de se imaginar dentro daquela lata-voadora.

O Que Realmente Aconteceu?

Pelo que apuraram os especialistas – e isso é o que mais importa – a trepidação e as faíscas foram causadas por um superaquecimento nos freios do trem de pouso. Basicamente, o sistema de frenagem entrou em colapso por excesso de trabalho. Coisa de fazer o coração parar, só de pensar.

E olha, a situação era séria mesmo. A torre de controle autorizou uma aterrissagem de emergência de alto risco. Desviaram o tráfego aéreo todo, fecharam a pista... foi um protocolo de segurança dos grandes. A sorte é que a tripulação foi treinada justamente para isso – e cumpriu o dever à risca.

E os Passageiros? Como Ficaram?

Calma, que aqui vem a melhor parte: ninguém se feriu. Nem um arranhão. Os 126 passageiros e 6 tripulantes saíram ilesos, ainda que bem assustados. Quem não ficaria, não é mesmo? O susto foi grande, mas o alívio depois deve ter sido maior ainda.

Ah, e detalhe: o voo era o 4861, que tinha saído de São Paulo–Guarulhos. Tudo tranquilo até a hora do pouso, quando a falha técnica resolveu dar as caras. Azar daqueles, hein?

Efeito Dominó no Aeroporto

Obviamente, um baque desses não passa em branco. A pista principal ficou interditada por mais de uma hora, o que, como era de se esperar, atrasou ou desviou vários outros voos. Imagina a confusão no saguão? Gente correndo, informação nem sempre clara... aquele caos que a gente já conhece bem.

A MAP Linhas Aéreas emitiu um comunicado – daqueles bem padrões, é verdade – confirmando o incidente, explicando a tal da "frenagem excessiva" e enaltecendo a perícia dos comissários de bordo e pilotos. Disse também que está apoiando os passageiros e que vai investigar o acontecido até as últimas consequências.

Enquanto isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já foram acionados e devem abrir um inquérito para descobrir as causas reais do defeito.

No fim das contas, a história serve pra gente lembrar de duas coisas: primeiro, que imprevistos acontecem, mesmo com toda a tecnologia moderna. E segundo, e mais importante, que o treinamento das equipes de voo é absolutamente vital. Foi isso que evitou uma tragédia maior.

E aí, você encararia um voo depois de ver um vídeo desses?