A Defesa Civil de Campina Grande iniciou nesta terça-feira (11) uma inspeção técnica nos reservatórios de água administrados pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A ação foi motivada pelo rompimento de um reservatório no bairro da Prata no último sábado (8), que resultou na morte de uma idosa e deixou duas pessoas feridas.
População em alerta após tragédia
De acordo com Régis Cavalcante, coordenador da Defesa Civil municipal, a inspeção começou após denúncias da população, que intensificou as reclamações sobre as condições dos reservatórios após o acidente fatal. "A Defesa Civil vem recebendo ligações da população em relação aos reservatórios e caixas desativadas", afirmou Cavalcante em entrevista à TV Paraíba.
O coordenador destacou que a população está assustada com a possibilidade de novos rompimentos e tem enviado fotos mostrando a situação precária de algumas estruturas. A fiscalização começou pelo reservatório da R9, que rompeu no sábado, onde foram encontrados vários problemas, e segue agora para os Cuités.
Consequências do rompimento
O acidente do sábado causou a destruição de pelo menos três casas no bairro da Prata e interrompeu o abastecimento de água em 40 bairros de Campina Grande e nos municípios de Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Areial e Montadas. O serviço foi restabelecido gradualmente durante o domingo (9).
A força da água danificou postes da rede elétrica, causando interrupção no fornecimento de energia. A Energisa informou que o rompimento causou "danos complexos à rede elétrica" e que equipes trabalharam para recompor os postes e normalizar completamente o fornecimento.
Ação do Ministério Público
A inspeção da Defesa Civil também atende a uma demanda do Ministério Público da Paraíba, que solicitou ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PB) uma série de medidas a partir da instauração de um Inquérito Civil. Engenheiros e técnicos do órgão estão avaliando as condições estruturais dos reservatórios indicados pela população.
A Cagepa, responsável pelo reservatório que rompeu, emitiu nota lamentando o acidente e manifestando pesar pela morte da idosa. A companhia informou que as circunstâncias do caso estão sendo apuradas e que equipes técnicas e de assistência foram enviadas para o local imediatamente após o ocorrido.