Árvore centenária cai no Corredor da Vitória e interdita avenida em Salvador
Árvore centenária cai no Corredor da Vitória, Salvador

Uma impressionante árvore centenária desabou sobre o movimentado Corredor da Vitória, uma das áreas mais valorizadas de Salvador, na manhã desta segunda-feira (24). O incidente provocou o bloqueio total da Avenida Sete de Setembro, afetando significativamente o tráfego na região.

Trânsito completamente interrompido

Os dois sentidos da Avenida Sete de Setembro foram imediatamente fechados para a passagem de veículos após a queda da árvore. De acordo com a Defesa Civil da capital baiana, os motoristas estão impedidos de usar a via para acessar os bairros da Graça e Campo Grande.

O bloqueio se mostrou necessário porque ainda existe risco de novos desabamentos. Parte da árvore permanece presa ao solo, representando perigo potencial para pedestres e veículos que eventualmente trafegassem pelo local.

Esclarecimentos sobre as causas

Segundo Sosthenes Macedo, diretor da Defesa Civil de Salvador, a queda da árvore não está necessariamente relacionada ao temporal que atingiu a cidade nos últimos dias. "As árvores têm 'prazo de validade', as árvores dessa região são muito antigas, centenárias", explicou o especialista.

A declaração oficial sugere que o avançado estado etário da vegetação pode ter sido o principal fator responsável pelo incidente, destacando a necessidade de manutenção preventiva em áreas urbanas com árvores antigas.

Operação de remoção em andamento

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) foi acionada para realizar a retirada da parte da árvore que caiu na pista. Simultaneamente, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) trabalha no controle do tráfego e na orientação aos motoristas.

Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida com a queda da árvore centenária, um alívio considerando que o Corredor da Vitória é uma área de intensa movimentação de veículos e pedestres.

A previsão para a normalização do trânsito na região depende da conclusão dos trabalhos de remoção e da avaliação técnica sobre a estabilidade da parte remanescente da árvore que ainda está de pé.