Homem é resgatado de afogamento na Praia do Futuro no 1º dia de operação
Afogamento na Praia do Futuro no primeiro dia de operação de férias

O primeiro fim de semana das férias escolares em Fortaleza foi marcado por um susto e um resgate rápido na orla. Neste sábado (6), minutos antes de uma cobertura ao vivo sobre o início da Operação Alta Estação, uma equipe de reportagem da TV Verdes Mares flagrou o salvamento de um homem que se afogava na Praia do Futuro.

Resgate ágil evita tragédia

A ação ocorreu na manhã de sábado, quando o banhista, percebendo que estava em perigo, começou a pedir socorro levantando os braços. Quatro guarda-vidas que já estavam de prontidão no local se deslocaram rapidamente e conseguiram retirar o homem do mar. O fato serviu como um alerta real sobre os riscos do banho de mar em áreas perigosas, justamente no primeiro dia da operação que visa prevenir afogamentos.

Operação Alta Estação em vigor

A iniciativa, realizada nos meses de dezembro e janeiro, conta com o reforço de guarda-vidas e bombeiros nas praias da capital cearense para lidar com o maior fluxo de pessoas no período de férias. Conforme explicou o subtenente Neto, do Corpo de Bombeiros, a Praia do Futuro conta atualmente com 12 postos de atendimento e 30 guarda-vidas atuando diariamente. As equipes têm à disposição recursos como moto aquática, quadriciclo e viatura 4x4 para agilizar os atendimentos.

O militar fez um alerta importante: o trecho onde o homem se afogou estava devidamente sinalizado com uma placa de perigo. "Mais próximo à corrente de retorno, as pessoas começam a tomar banho e, com o agito, o balanço do mar, eles acabam sendo deslocados pela correnteza... e são arrastadas. E a gente já está observando e, de pronto atendimento, a gente vai lá rápido e consegue fazer o resgate", destacou o subtenente Neto.

Cuidados essenciais para os banhistas

As autoridades reforçam as orientações de segurança para quem vai aproveitar as praias neste verão:

  • Evitar tomar banho em locais sinalizados com placas de perigo, que normalmente indicam a presença de correntes de retorno.
  • Preferir sempre áreas com a presença visível de guarda-vidas.
  • Quem frequenta a praia com crianças deve redobrar a vigilância, impedindo que os pequenos entrem no mar sem a supervisão de um adulto responsável.

O episódio, felizmente com um final positivo graças à rápida atuação dos profissionais, ilustra a importância da Operação Alta Estação e serve como um lembrete crucial para que todos os veranistas priorizem a segurança durante o lazer na orla de Fortaleza.