Detran-PI: Motoristas esperam meses por CNH permanente após atrasos
Detran-PI: Motoristas esperam meses por CNH permanente

Problema afeta milhares de motoristas no Piauí

Quem está tirando a primeira habilitação ou renovando a Carteira Nacional de Habilitação no Piauí enfrenta uma situação preocupante: demora de meses para receber o documento permanente. O prazo legal estabelecido é de até 72 horas após a conclusão do processo, mas desde setembro os condutores enfrentam uma burocracia sem precedentes.

Detran reconhece problema e promete normalização

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) emitiu nota à Rede Clube afirmando que os problemas relacionados às emissões já foram normalizados. De acordo com o órgão, houve ajustes administrativos pontuais e as demandas estão sendo concluídas gradualmente.

Entretanto, os relatos dos motoristas contradizem a versão oficial. Em entrevista à TV Clube, vários condutores descreveram a situação frequente que prejudica principalmente trabalhadores que dependem do documento para exercer suas atividades profissionais.

Trabalhadores são os mais prejudicados

O motorista Fabrício Santos expressou sua preocupação: "Se eu for parado na blitz, eu corro risco de ser multado. Mas é por causa deles (Detran), eu dependo da carteira porque trabalho em aplicativo. Já faz uma semana que ando pra cá, eles dizem que é por causa da gráfica, mas a gente não tem culpa".

Já Antônio Paulo, agente de saneamento básico, revelou a solução improvisada que encontrou: "Até agora, não recebi a permanente porque não pagaram a gráfica". Ele anda com a carteira provisória e comprovantes de quitação com o órgão para tentar evitar multas durante suas atividades profissionais.

A situação evidencia problemas na gestão documental do Detran-PI e preocupa especialmente os profissionais que dependem da CNH para trabalhar. Muitos se veem obrigados a circular com documentos provisórios, correndo o risco de serem penalizados em blitzes de trânsito.