A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viveu momentos de descontração durante sua participação na COP30 em Belém. Entre as sessões da conferência climática, a líder europeia visitou o Bosque Rodrigues Alves e teve uma experiência inédita com a fauna brasileira.
Encontro com a fauna amazônica
Em um intervalo das reuniões de líderes realizadas na capital paraense, Ursula von der Leyen conheceu um dos principais espaços verdes de Belém. Durante o passeio pelo bosque, ela segurou um quati pela primeira vez e também permitiu que um papagaio pousasse em seu braço.
A experiência foi registrada em vídeo e compartilhada pela própria líder em suas redes sociais. "Green escape in between sessions at @cop30nobrasil in one of Belém's beautiful botanical gardens. This time we met turtles ?, parrots ? and…. an animal we honestly had to look up! It was my first time seeing - and petting! - a coati. Have you ever seen one?", escreveu ela na publicação.
Bosque Rodrigues Alves: 142 anos de história
O local que recebeu a representante europeia é um importante patrimônio ambiental de Belém. O Bosque Rodrigues Alves - Jardim Zoobotânico da Amazônia completou 142 anos em agosto de 2025 e ocupa uma área de aproximadamente 15 hectares.
O espaço abriga uma impressionante diversidade biológica:
- Cerca de 10 mil exemplares de plantas regionais
- Mais de 300 animais de 40 espécies diferentes
- Espécies como quelônios, macacos e aves
Vale destacar que o quati, animal que chamou a atenção de Ursula, não é exclusivo da Amazônia, sendo encontrado principalmente na mata atlântica em diferentes regiões do Brasil.
COP30: Belém como capital do Brasil
A visita da presidente da Comissão Europeia ocorre no contexto da COP30, que transforma Belém na capital temporária do Brasil entre 11 e 21 de novembro de 2025. A medida foi oficializada através de lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ursula von der Leyen chegou a Belém na quarta-feira (5) para participar tanto da Cúpula de Líderes quanto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O evento representa uma oportunidade para o Brasil reafirmar seus compromissos em áreas cruciais como:
- Energias renováveis
- Agricultura de baixo carbono
- Proteção às florestas
O momento de descontração da líder europeia no bosque paraense mostra como as pausas entre as intensas negociações climáticas podem servir também para conectar os participantes com a riqueza natural que está no centro dos debates.