Trump sinaliza possível diálogo com Maduro em meio a tensões
Trump pode conversar com Maduro sobre Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao anunciar neste domingo, 17 de novembro de 2025, que pode iniciar conversações com o líder venezuelano Nicolás Maduro. A declaração ocorre em um momento de crescente tensão entre os dois países.

Declaração surpreendente antes do voo

Trump fez os comentários aos jornalistas enquanto se preparava para embarcar no Air Force One. O republicano foi direto ao afirmar: "Nós poderemos ter algumas conversas com Maduro e vamos ver no que isso dá. Eles gostariam de dialogar".

Apesar da abertura ao diálogo, o mandatário americano não forneceu detalhes específicos sobre como ou quando essas conversas poderiam ocorrer. O anúncio representa uma mudança significativa no tom em relação às recentes ações militares americanas na região.

Medidas antiterrorismo e tensão militar

Questionado sobre a recente designação do Cartel de los Soles como organização terrorista, Trump confirmou que a medida permite aos Estados Unidos mirar em bens e infraestrutura do regime de Maduro dentro da Venezuela. Entretanto, foi cauteloso ao afirmar: "Ela nos permite fazer isso. Mas nós não dissemos que vamos fazer isso".

O Cartel de los Soles é uma organização criminosa supostamente liderada pelo próprio Maduro e outros integrantes da cúpula do regime venezuelano. A designação como grupo terrorista representa mais um capítulo na escalada de conflito entre as nações.

Contexto de crescente tensão

As relações entre Washington e Caracas atingiram novo patamar de crise nas últimas semanas. O governo Trump tem adotado medidas militares agressivas, incluindo o bombardeio de embarcações suspeitas de transportar drogas e o envio do porta-aviões USS Gerald Ford para o Caribe.

Enquanto isso, do lado venezuelano, Maduro tem adotado um tom conciliatório publicamente. Durante um comício realizado no sábado, o ditador chegou a cantar Imagine, famosa música pacifista de John Lennon, em um gesto simbólico.

O líder venezuelano tem pedido repetidamente "paz e diálogo" aos Estados Unidos como forma de evitar um conflito aberto entre os dois países. A possível abertura de conversas anunciada por Trump pode representar uma oportunidade para desescalar a situação.