IBGE abre 39 mil vagas para Censos de 2025; veja como participar
IBGE abre 39 mil vagas para Censos; veja funções

O governo federal deu um passo decisivo para a realização dos próximos levantamentos estatísticos nacionais. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a contratação de 39.108 profissionais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esses novos servidores temporários serão essenciais para a execução de importantes Censos: o Agropecuário, o Florestal, o Aquícola e o da População em Situação de Rua. A autorização foi publicada no dia 17 de dezembro, marcando o início da contagem do prazo para os processos seletivos.

Como e quando serão as contratações

De acordo com a determinação do MGI, o IBGE tem agora um período de até seis meses para divulgar e realizar os processos seletivos. Os editais e todas as informações oficiais serão publicados nos canais oficiais do instituto.

Historicamente, as oportunidades são disponibilizadas na seção "Trabalhe Conosco" do site do IBGE, no endereço www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html. Os candidatos devem ficar atentos a esse portal para não perder os prazos de inscrição.

Um ponto destacado pelo ministério é a garantia de ações afirmativas e políticas de reserva de vagas em todas as etapas do certame. A remuneração será definida pelo IBGE, mas sempre respeitando os critérios legais estabelecidos para cada função.

Distribuição das vagas por função

As quase 40 mil vagas estão distribuídas em oito funções distintas, que cobrem desde o trabalho de campo até o suporte técnico e administrativo. Confira a lista completa:

  • Recenseador (27.330 vagas): Responsável pela coleta de dados diretamente com a população.
  • Agente Censitário Supervisor (4.143 vagas): Supervisiona a coleta de informações em determinadas áreas.
  • Agente Censitário de Informática (1.446 vagas): Oferece suporte técnico na área de tecnologia.
  • Agente Censitário Administrativo (1.432 vagas): Atua no apoio administrativo das operações.
  • Agente Operacional Regional (1.286 vagas): Administra os postos de coleta de dados.
  • Agente Censitário Regional (1.286 vagas): Gerencia a supervisão da coleta em nível regional.
  • Agente Censitário de Qualidade (1.165 vagas): Supervisiona e assegura a qualidade das informações coletadas.
  • Analista Censitário (1.020 vagas): Fornece apoio técnico especializado para o planejamento e execução.

Duração dos contratos e objetivos

Os contratos terão prazo determinado, vinculado diretamente à necessidade de conclusão das atividades dos Censos. O MGI deixou claro que a duração, assim como eventuais prorrogações, precisa ser justificável pela demanda operacional dos trabalhos.

As funções envolvem todas as etapas dos levantamentos, desde o planejamento técnico inicial, passando pela coleta e supervisão em campo, até o processamento final das informações em todo o território nacional.

Essa grande contratação temporária é um reflexo da dimensão e da importância dos Censos para a formulação de políticas públicas precisas no Brasil. Os dados coletados orientarão investimentos e ações do governo em setores cruciais como agricultura, meio ambiente e assistência social.