O cenário dos influenciadores digitais, frequentemente associado às grandes metrópoles, está sendo redesenhado no interior do Brasil. Em Manduri, cidade de aproximadamente 10 mil habitantes no interior de São Paulo, Renata Luzia Arduino, de 29 anos, construiu uma comunidade online que supera em muito a população local. Com mais de 70 mil seguidores nas redes sociais, seu público é cerca de sete vezes maior que o número de moradores da cidade.
Uma jornada de superação que começou na pandemia
A carreira digital de Renata teve início em 2020, durante a pandemia de Covid-19. O impulso para criar conteúdo veio de uma necessidade pessoal de enfrentar momentos difíceis, incluindo o diagnóstico de lúpus. A descoberta da doença autoimune foi um processo complexo, acompanhado por manchas no corpo e um grande inchaço nas pernas. Com o tempo, veio também a confirmação de anemia e insuficiência renal.
"A internet se tornou uma espécie de diário pessoal", revela Renata. "Eu precisava colocar para fora tudo que estava passando. Queria expressar meus sentimentos e tentar ser um exemplo para outras pessoas que estivessem na mesma situação, para me sentir um pouquinho melhor. É possível, sim, sair do fundo do poço, e a internet me ajudou em tudo isso".
Dois anos após o diagnóstico, um novo golpe: a morte da mãe, vítima de um infarto. Apesar dos desafios, o tratamento rigoroso contra o lúpus continua, com consultas anuais e cuidados como evitar a exposição ao sol.
Do sonho na saúde ao sucesso inesperado na internet
Curiosamente, a comunicação digital nunca esteve nos planos iniciais de Renata. Desde a escola, seu sonho era trabalhar na área da saúde, como médica ou enfermeira. O diagnóstico de lúpus, no entanto, a desanimou em relação a essa trajetória. "Fui fazendo conteúdo na internet simplesmente por fazer e, uma hora, acabou dando certo", descreve.
Seu engajamento atingiu novos patamares, e ela diversificou a produção. Agora, além de compartilhar sua história, Renata cria conteúdos variados, como danças, comentários sobre filmes, músicas e dublagens de séries internacionais. Suas criações inspiradas em "Stranger Things" são as que geram maior interação com seu público.
Reconhecimento e desafios de ser a "Diva do Interior"
Morar em uma cidade pequena como Manduri faz com que Renata seja frequentemente reconhecida nas ruas. Nem todas as interações são positivas, e ela aprendeu a lidar com os haters. "Praticamente a cidade inteira me segue, mas não são todos que gostam do meu conteúdo", comenta. "O tipo de postagem que eu produzo acaba atingindo pessoas de outras cidades maiores e de estados diferentes. Existem pessoas de todo canto me seguindo, até do Rio de Janeiro".
Ela já foi alvo de comentários desagradáveis sobre sua aparência e até chamada de louca. "É algo que me chateia bastante, mas eu já estou acostumada. Entrei na internet sabendo que esse tipo de situação poderia acontecer", completa.
Um de seus maiores desafios é trazer a cultura pop para o interior. "Trazer o pop para o interior é bem difícil e complicado. A maioria das pessoas se diverte, principalmente as crianças. Elas adoram o que eu faço e eu adoro receber o carinho delas", pontua.
Impacto local e um prêmio que valida a trajetória
O trabalho de Renata já rende frutos em Manduri. Ela conseguiu parcerias com comércios locais e, em 2025, foi eleita a melhor influencer da cidade por meio de uma votação online entre os moradores. "É um reconhecimento muito grande. Como assim eu ganhei e sou a melhor?", reflete.
No entanto, ela reconhece que a localização geográfica ainda é uma barreira para oportunidades maiores, como a que quase surgiu com a Netflix, que notou seu conteúdo sobre "Stranger Things". "O fato de eu morar afastada da capital dificulta muito que as oportunidades cheguem", opina. "Na verdade, Manduri é uma cidade que merece - e muito - ser mostrada na internet. Ela é bonita e aconchegante, apesar dos poucos pontos turísticos".
Para Renata, cada conquista é a confirmação de que valeu a pena. "Toda vez que conquisto alguma coisa que me deixa feliz, vejo que a internet está valendo a pena desde o começo. Nunca me imaginei participando de entrevistas ou algo do tipo. A internet é onde eu me encontrei e me sinto realizada", finaliza.