Festival Somos Latinos em Maricá reúne 200 artistas de 7 países
Maricá recebe festival internacional Somos Latinos

A cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, se transforma no epicentro da cultura latino-americana a partir desta quinta-feira, 27 de novembro, até domingo, dia 30. O Festival Internacional Somos Latinos promete agitar a região com uma programação diversificada e totalmente gratuita para o público.

Programação de abertura no Museu Darcy Ribeiro

As atividades começam oficialmente às 17h desta quinta-feira no Museu Casa Darcy Ribeiro, com a presença de autoridades, imprensa e formadores de opinião. Porém, a programação se estende por todo o dia, começando às 10h com a abertura do museu para visitação pública.

Às 14h, ocorre a exibição do documentário "Caminho Além da Fronteira", produzido pelo Grupo de Solidariedade e Amizade dos Imigrantes e Refugiados de Maricá (GSAM). Em seguida, às 15h, acontece a palestra interativa "Mudanças Climáticas na América Latina".

O ponto alto do dia será o cortejo pelas ruas da cidade com o Bloco da Frida, que celebra a feminilidade, ancestralidade e resistência. A apresentação ocorre em dois horários: às 16h30 e novamente durante o lançamento oficial do festival, das 17h às 20h.

Mais de 200 artistas em quatro dias de festival

O evento reúne um impressionante contingente de mais de 200 artistas de sete países diferentes, oferecendo uma verdadeira imersão na diversidade cultural latino-americana. De sexta a domingo, as atividades se transferem para a Arena-Barra Maricá, onde o palco principal será ocupado por atrações brasileiras de destaque.

Entre os nomes nacionais confirmados estão Criolo, um dos artistas mais influentes da música contemporânea brasileira, Mart'nália, Kae Guajajara, Braza, Seu Pereira e Coletivo 401, e o aguardado retorno aos palcos dos Móveis Coloniais de Acaju, considerada uma das bandas independentes mais importantes do país.

Atrações internacionais de peso

A cena internacional marca presença com artistas consagrados. Da Jamaica, os lendários Skatalites, criadores do ska e influência fundamental para o reggae mundial, farão o show de encerramento do festival.

Da Argentina, a estrela da música urbana Miss Bolívia apresenta seu show explosivo com participação especial de Alessandra Leão. O público também poderá conferir o cortejo haitiano RaraW, os bolivianos Caporales Mi Viejo, o coletivo indígena chileno Isleña Antumalen, além de artistas da Colômbia, Peru, México e outros países.

Viagem gastronômica pela América Latina

A área de alimentação será uma atração à parte, oferecendo uma verdadeira viagem pelos sabores da América Latina. Os visitantes poderão experimentar pratos tradicionais como tacos e burritos mexicanos, arepas colombianas, anticuchos andinos, empanadas centro-americanas e opções típicas do Cone Sul, incluindo assados e massas caseiras.

Toda a experiência gastronômica foi pensada para ser acessível e integrada ao ambiente do festival, permitindo que o público aproveite os sabores autênticos enquanto desfruta das apresentações artísticas.

Oficinas gratuitas e programação complementar

Completam a programação oficinas de dança, malabarismo, espaço infantil e outras atividades culturais. A participação nas oficinas requer inscrição prévia através do site oficial do festival.

O Festival Somos Latinos é uma realização da Prefeitura de Maricá, CODEMAR e MARÉ, com produção da Br4 Branding, curadoria musical do Mucho! Festival e mídia oficial da Inter TV RJ.

Serviço:

Datas: 27/11 (abertura), 28 a 30/11 - Shows, gastronomia e oficinas

Programação completa disponível em: somoslatinos.com.br

Redes sociais: @festivalsomoslatinos

Locais: Museu Casa Darcy Ribeiro (Centro) e Arena-Barra Maricá

Entrada: livre e gratuita (inscrição para oficinas no site)