Festa da Uva em Caxias do Sul celebra tradição com 'Saguzaço' gigante
A Festa Nacional da Uva, realizada na Serra Gaúcha, é um evento que homenageia a fruta que sustenta milhares de famílias e é a base para vinhos, sucos e espumantes. Como parte das celebrações, um doce típico ganhou uma versão monumental no parque de eventos em Caxias do Sul: o "Saguzaço", preparado em uma panela colossal neste sábado (21).
Emoção e tradição na preparação do doce gigante
A nutricionista Josiane Camazzola compartilha a emoção por trás do projeto: "Eu me emociono ao falar porque o Saguzaço foi um sonho nosso em 2018. Era outra presidente da festa, Sandra Randon, e quando ela topou a ideia de trazer a calota para nós, a gente se juntou em pouquíssimas pessoas da comissão e acreditamos no projeto. Hoje ele é a operação mais robusta que acontece na festa".
A sobremesa, tradicional nos almoços italianos e muito apreciada no Rio Grande do Sul, é feita diariamente nas casas de descendentes de imigrantes. No entanto, durante a festa, ela alcança uma escala impressionante: aproximadamente uma tonelada será servida ao público.
Ingredientes em larga escala para uma receita memorável
Para produzir essa quantidade colossal, foram utilizados:
- 300 litros de vinho tinto
- 50 quilos de sagu
- 80 quilos de açúcar
- Especiarias como cravo e canela
A estudante Stella Bertin, uma das voluntárias que ajudou na preparação, destaca a importância familiar do doce: "Minha avó, sempre que a gente vai lá, ou quando tem algum almoço de família, sempre tem o sagu, o creme. Sempre teve na nossa família".
Programação da festa e protagonismo das uvas
A programação da Festa da Uva segue até 8 de março, com atrações culturais que incluem desfiles cênicos musicais, os quais narram a história da imigração italiana, ainda muito viva na Serra Gaúcha. As grandes protagonistas do evento são as uvas, uma produção que mobiliza cerca de 15 mil famílias no Rio Grande do Sul.
Na exposição, alguns cachos de uva chegam a pesar mais de 3 quilos, resultado da combinação entre 150 anos de tradição no cultivo e pesquisas recentes de melhoramento genético. Ao longo do evento, estima-se que 150 toneladas de uva serão distribuídas aos visitantes.
A festa permanece aberta ao público, oferecendo uma oportunidade única para acompanhar as celebrações e conhecer de perto a riqueza da produção gaúcha, reforçando a importância cultural e econômica dessa tradição centenária.