Lando Norris conquista pole position para sprint do GP de SP da F1
Norris na pole da sprint do GP de SP da F1

Britânico da McLaren domina classificação da sprint em Interlagos

O piloto britânico Lando Norris confirmou sua liderança no campeonato ao conquistar a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. A classificação ocorreu nesta sexta-feira, 7 de novembro de 2025, no Autódromo de Interlagos.

Norris, que comanda a disputa pelo título mundial, demonstrou todo seu talento ao garantir a posição de honra no grid da sprint. O resultado coloca o piloto da McLaren em posição privilegiada para buscar pontos importantes na prova de sábado.

Grid misto com surpresas na segunda fila

A segunda posição ficou com o jovem Kimi Antonelli da Mercedes, que impressionou ao superar o companheiro de equipe de Norris na McLaren. Oscar Piastri, que está apenas um ponto atrás de Norris na briga pelo campeonato, terá que contentar-se com a terceira posição no grid de largada.

O grid apresenta uma formação interessante com George Russell (Mercedes) em quarto, seguido por Fernando Alonso (Aston Martin) em quinto. O holandês Max Verstappen, que também permanece na disputa pelo título, enfrentou dificuldades durante o classificatório e partirá da sexta posição.

Desempenho do brasileiro Bortoleto e outros destaques

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, em sua estreia em Interlagos na F1, mostrou potencial durante os treinos livres. O representante nacional chegou a marcar o nono tempo no Q1, mas acabou eliminado no Q2 e largará na 14ª posição na corrida sprint.

Outro nome de destaque que não teve o desempenho esperado foi o heptacampeão Lewis Hamilton. O piloto da Ferrari enfrentou problemas durante a classificação e partirá apenas da 11ª colocação, posição que certamente trará desafios extras para o britânico durante a prova.

O grid completo da sprint do GP de São Paulo apresenta a seguinte formação:

1. Lando Norris (McLaren)
2. Kimi Antonelli (Mercedes)
3. Oscar Piastri (McLaren)
4. George Russell (Mercedes)
5. Fernando Alonso (Aston Martin)
6. Max Verstappen (Red Bull)
7. Lance Stroll (Aston Martin)
8. Charles Leclerc (Ferrari)
9. Isack Hadjar (Racing Bulls)
10. Nico Hulkenberg (Sauber)
11. Lewis Hamilton (Ferrari)
12. Alexander Albon (Williams)
13. Pierre Gasly (Alpine)
14. Gabriel Bortoleto (Sauber)
15. Oliver Bearman (Haas)
16. Franco Colapinto (Alpine)
17. Liam Lawson (Racing Bulls)
18. Yuki Tsunoda (Red Bull)
19. Esteban Ocon (Haas)
20. Carlos Sainz (Williams)

Corrida sprint promete emoção no sábado

A corrida sprint está programada para acontecer na manhã deste sábado, com início às 11 horas. Diferente da prova tradicional de domingo, a sprint é mais curta, com apenas 24 voltas no circuito de Interlagos.

Os pontos distribuídos aos oito primeiros colocados podem ser decisivos em uma temporada tão disputada como a atual, onde três pilotos ainda brigam pelo título mundial. Cada ponto conquistado pode fazer a diferença na classificação final.

Também no sábado, a partir das 15 horas, acontece a classificação tradicional que definirá o grid para a prova principal de domingo. A corrida do Grande Prêmio de São Paulo está marcada para as 14 horas de domingo, fechando a rodada brasileira da Fórmula 1.