Copa 2026: Craques da Europa e África ficam de fora do Mundial
Copa 2026: Estrelas da Europa e África eliminadas

Sonho da Copa do Mundo acaba para estrelas do futebol mundial

O caminho para a Copa do Mundo de 2026 ficou mais triste para os amantes do futebol. Várias seleções foram eliminadas nas eliminatórias e levaram consigo alguns dos maiores craques que atualmente brilham em clubes europeus e de outras partes do mundo.

Europa perde estrelas de peso

A Geórgia não conseguiu fazer história e garantir sua primeira classificação para uma Copa do Mundo. Khvicha Kvaratskhelia, atacante do Napoli, e Giorgi Mamardashvili, goleiro do Valencia, viram o sonho acabar após a equipe terminar atrás de Espanha e Turquia em um grupo difícil.

A campanha georgiana terminou de forma amarga com uma derrota por 2 a 1 para a Bulgária, encerrando as esperanças de ver esses talentos no maior palco do futebol mundial.

Outra decepção europeia veio da Hungria, onde Dominik Szoboszlai, meio-campista do Liverpool, não conteve as lágrimas após a eliminação para a Irlanda. O jogador apareceu abatido ao lado dos torcedores após a derrota por virada em casa.

O Manchester United também terá representantes de fora do Mundial. Benjamin Sesko, da Eslovênia, não conseguiu ajudar sua seleção, que terminou na penúltima posição do grupo. O atacante enfrentou um ano difícil com lesões e poucas atuações.

Completando a lista de europeus de fora, a Sérvia perdeu a vaga na repescagem para a Albânia e deixará de lado Aleksandar Mitrovic, do Al-Rayyan do Catar, e Sergej Milinkovic-Savic, do Al-Hilal da Arábia Saudita.

África também perde seus craques

No continente africano, a Nigéria chegou perto da repescagem mas acabou derrotada pela República Democrática do Congo. Com isso, Victor Osimhen, atacante do Napoli, e Ademola Lookman, da Atalanta, não terão a chance de disputar a Copa do Mundo de 2026.

Camarões, tradicional participante com oito presenças em Copas, sofreu uma eliminação precoce ainda na fase de grupos. A ausência significa que Bryan Mbeumo, do Brentford, também ficará de fora do torneio.

Serhou Guirassy, artilheiro do Borussia Dortmund, foi eliminado junto com a seleção da Guiné, que terminou em quarto lugar em seu grupo atrás de Argélia, Uganda e Moçambique.

Para completar a lista de craques africanos eliminados, Pierre-Emerick Aubameyang, centroavante do Olympique de Marseille, quase viu o Gabão conseguir a classificação. A equipe, porém, perdeu a vaga para a Costa do Marfim por apenas um ponto de diferença.

Última chance na repescagem

A Fifa já definiu as sedes da repescagem mundial da Copa e o sorteio dos jogos acontece nesta quinta-feira (20), às 9h (horário de Brasília). As vagas serão disputadas por Iraque, República Democrática do Congo, Jamaica, Suriname, Bolívia e Nova Caledônia.

Para muitos desses jogadores estrelas, a eliminação representa uma frustração profunda, já que a Copa do Mundo é o ápice da carreira de qualquer futebolista. Agora, eles terão que assistir de casa o torneio que acontecerá em 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.