Brasileiros brilham no Japão e avançam nas eliminatórias
Nesta sexta-feira (28 de novembro de 2025), três talentosos skatistas brasileiros conquistaram suas vagas nas semifinais da segunda e última etapa da Copa do Mundo de skate street, que está sendo realizada em Kitakyushu, no Japão. Giovanni Vianna, João Lucas e Wallace Gabriel representaram com maestria as cores da Amarelinha e continuam na disputa pelo título mundial.
Retorno decisivo neste sábado
Os atletas brasileiros voltarão à pista neste sábado (29) a partir das 4h35 no horário de Brasília para as disputadas semifinais. O objetivo é claro: garantir uma vaga na grande decisão do campeonato e trazer mais medalhas para o Brasil, que já se consolidou como uma potência mundial do skate.
Infelizmente, nem todos os representantes brasileiros conseguiram avançar na competição. Ivan Monteiro, Isabelly Ávila e Pâmela Rosa se despediram do torneio ainda nas quartas de final, encerrando sua participação na etapa japonesa.
Ausência notável e dedicada
Pela primeira vez, a seleção brasileira de skate street competiu sem a presença da medalhista olímpica Rayssa Leal. A skatista maranhense, que está prestes a completar 18 anos e se encontra na reta final do Ensino Médio, tomou a decisão consciente de não participar desta etapa para se dedicar integralmente aos estudos.
Esta ausência demonstra o equilíbrio que os atletas de alta performance precisam manter entre suas carreiras esportivas e formação educacional.
Desempenho individual dos brasileiros
Entre os classificados, Giovanni Vianna foi o melhor colocado do Brasil nas quartas de final, alcançando a quinta posição geral com uma nota total de 62.47 pontos. Um desempenho que coloca o atleta entre os favoritos para a etapa decisiva.
João Lucas garantiu sua vaga nas semifinais com o 11º lugar geral, somando 52.07 pontos na fase classificatória. Já Wallace Gabriel avançou em 15º lugar, também com 52.07 pontos, demonstrando a forte concorrência entre os melhores skatistas do mundo.
Do lado feminino, as brasileiras enfrentaram dificuldades técnicas. Pâmela Rosa, nascida em São José dos Campos (SP), não conseguiu encontrar seu ritmo nas duas voltas, registrando notas de 8,03 e 19,55, o que a deixou na 36ª posição geral.
Isabelly Ávila, natural de Itapetinga (SP), começou bem com uma nota de 38.11 na primeira volta, mas não conseguiu concluir satisfatoriamente a última etapa, marcando 13.11 pontos. A atleta encerrou sua participação na 20ª colocação.
Processo seletivo rigoroso
Das quartas de final, que contaram com 40 atletas competindo em cada categoria (masculina e feminina), apenas 16 conseguiram a vaga para as semifinais. Uma seletividade que demonstra o alto nível técnico exigido nesta fase do campeonato mundial.
O Brasil havia começado a competição com um total de 11 atletas, mas alguns não conseguiram superar a primeira fase eliminatória. Entre eles estavam Gabi Mazetto e Maria Almeida na disputa feminina, e Kelvin Hoefler e Felipe Mota na masculina.
Agora, toda a torcida brasileira se volta para as semifinais deste sábado, torcendo para que nossos representantes possam avançar ainda mais e conquistar posições de destaque no pódio internacional do skate street.