Álvaro Arbeloa assume Real Madrid e nega ser 'novo Mourinho'
Arbeloa é apresentado como técnico do Real Madrid

O Real Madrid iniciou uma nova era nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, com a apresentação oficial de Álvaro Arbeloa como seu novo treinador. O ex-lateral do clube, que comandou seu primeiro treino no mesmo dia, assumiu o cargo após a demissão de Xabi Alonso, ocorrida na segunda-feira, 12, motivada por uma sequência de maus resultados.

"Vou ser o Arbeloa", afirma técnico sobre comparação com Mourinho

Em sua primeira entrevista coletiva, realizada na véspera do duelo contra o Albacete pelas oitavas de final da Copa do Rei, Arbeloa foi direto ao ponto sobre um assunto inevitável: a comparação com José Mourinho, sob quem jogou durante a passagem do português pelo clube merengue, entre 2010 e 2013.

"Para mim, foi um privilégio ser treinado por ele [Mourinho], uma pessoa que me influenciou muito", admitiu o espanhol de 42 anos. No entanto, ele foi enfático ao rejeitar qualquer paralelo entre seus estilos de comando. "Vou ser o Arbeloa, não tenho medo do fracasso, mas se eu tentasse ser como o 'Mou', fracassaria estrondosamente", declarou.

Arbeloa lembrou que a era Mourinho no Real Madrid, apesar dos títulos, foi marcada por episódios polêmicos que dividiram a torcida. O novo comandante preferiu destacar que "todos começam do zero" e que este é um novo começo para toda a equipe.

Foco no Albacete e mensagem para o elenco

O técnico demonstrou pragmatismo ao colocar o foco imediato no compromisso mais próximo. "É um novo começo para todos, começando pelo jogo contra o Albacete. Todos os jogadores estão muito ansiosos e mostraram motivação", explicou Arbeloa, que chegou ao comando principal após dirigir o Real Madrid Castilla (equipe B) desde junho.

Questionado especificamente sobre Vinícius Júnior, que havia expressado descontentamento com o trabalho de Xabi Alonso, o treinador enviou uma mensagem clara. Ele disse esperar ver um jogador que "se divirta, ria e dance em campo", demonstrando sua intenção de aliviar a pressão sobre os atletas.

Sobre a gestão do vestiário, repleto de estrelas, Arbeloa se mostrou despreocupado. "Temos um elenco com ótimos jogadores e todos são ótimas pessoas, ninguém está mais interessado em ganhar títulos do que os próprios jogadores", afirmou, descartando problemas com egos.

Um sentimento de casa e futuro no clube

Com um histórico de mais de 200 jogos pelo Real Madrid como atleta, Arbeloa não escondeu a emoção de retornar ao clube em uma posição de tamanha responsabilidade. "Aqui é minha casa, eu me sinto assim", confessou durante a coletiva.

O treinador também fez questão de sinalizar que pretende ficar no cargo pelo maior tempo possível, desde que tenha o aval da diretoria. "Permanecerei no clube até quando a diretoria quiser", concluiu, estabelecendo uma relação de confiança com os seus superiores.

A estreia oficial de Álvaro Arbeloa à frente do Real Madrid será justamente nesta quarta-feira, 14 de janeiro, no embate válido pela Copa do Rei. O resultado contra o Albacete dará o primeiro indicativo do impacto imediato da mudança no banco de reservas do gigante espanhol.