Festa da Penha 2026: programação com 9 dias de fé, paz e 2,7 milhões de fiéis
Festa da Penha 2026: programação completa divulgada

A tradicional Festa da Penha 2026 foi oficialmente lançada neste sábado, 7 de dezembro, durante uma celebração especial no Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória. O evento, um dos maiores do gênero no país, está marcado para ocorrer entre os dias 5 e 13 de abril de 2026 e terá como tema inspirador a oração de São Francisco: “Fazei de nós instrumentos da paz”.

Uma celebração de fé e números impressionantes

A festividade é reconhecida como uma das maiores manifestações de devoção mariana do Brasil. A organização estima que mais de 2,7 milhões de pessoas passem pelo local ao longo dos nove dias de programação intensa. Os fiéis poderão participar de mais de 40 missas e 14 romarias, além de acompanhar apresentações musicais.

O encerramento, no Dia da Padroeira (13 de abril), contará com a Missa de Encerramento, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, seguida de um show com o cantor Thiago Brado. Outro destaque musical será o show “Mães que Oram pelos Filhos”, com Eliana Ribeiro, na noite do dia 12.

Tema e significado para 2026

O bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin, explicou a profundidade do tema escolhido, que coincide com os 800 anos da morte de São Francisco de Assis. Ele destacou que a paz, no contexto bíblico, vai além da ausência de conflito, tocando todas as dimensões da vida humana.

“Por isso é importante que nós dialoguemos com toda a sociedade, convoquemos a sociedade para construirmos paz, desde o sistema prisional até as famílias”, afirmou o bispo durante o lançamento.

Programação completa e destaques

A festa terá início simbólico no dia 4 de abril, um sábado, com a instalação do tradicional terço gigante no Campinho do Convento, às 9h. O Oitavário – os oito dias de preparação – começa no Domingo de Páscoa, 5 de abril, com a Missa de Abertura às 16h no Campinho, após a Corrida da Penha e outras celebrações.

Cada dia do Oitavário terá um tema específico extraído da Oração da Paz, com missas, acolhidas com os frades franciscanos e devocionais transmitidos ao vivo. A programação também inclui as “Penhas Peregrinas”, visitas especiais da imagem a diferentes comunidades, como pessoas em situação de rua, áreas rurais e unidades prisionais.

Entre as romarias, a Romaria dos Homens, no sábado, 11 de abril, se consolida como a atividade de maior público. No ano anterior, reuniu mais de 1 milhão de pessoas. Sua programação inclui missa de envio na Catedral de Vitória, apresentações especiais no Parque da Prainha e missa de encerramento à meia-noite.

Outras romarias tradicionais estão confirmadas: Romaria dos Cavaleiros (5/04), dos Militares (10/04), das Pessoas com Deficiência (11/04), das Mulheres (12/04) e dos Ciclistas (13/04).

O dia da Padroeira do Espírito Santo

O ponto alto, segunda-feira, 13 de abril, terá uma maratona de fé. Haverá missas a cada hora, começando à meia-noite, na Capela do Convento. A programação no Campinho e no Parque da Prainha segue intensa durante todo o dia, com romarias de congos e ciclistas, missas especiais e o programa “Salve Mãe das Alegrias”.

Às 16h45, acontece a Missa de Encerramento da Festa da Penha no Parque da Prainha, com transmissão pela TV Gazeta. Após a celebração, às 18h30, o show de encerramento com Thiago Brado anima os fiéis. Para finalizar, a imagem de Nossa Senhora da Penha será despedida e acompanhada pelos fiéis até o portão do Convento, onde os frades a levarão de volta, após uma bênção final.