Prefeito de Feira de Santana desiste de Bell Marques na Micareta 2026 após aumento de 60% no cachê
Prefeito desiste de Bell Marques na Micareta após aumento de cachê

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), anunciou publicamente a desistência das negociações para a contratação do cantor Bell Marques na próxima edição da Micareta da cidade. O motivo foi o aumento expressivo no valor do cachê solicitado pelo artista, que passou de R$ 750 mil para R$ 1,2 milhão, representando uma alta de 60% em relação ao valor pago na edição de 2025.

Negociação frustrada e mudança de data

De acordo com o gestor municipal, a tentativa de contratação envolvia uma apresentação na quarta-feira, 18 de novembro de 2026, véspera do início oficial da festa. A necessidade de antecipar o show surgiu porque Bell Marques teria outros compromissos, incluindo uma apresentação em um navio, durante os dias principais do evento, marcado para ocorrer entre 19 e 22 de novembro (de quinta a domingo).

A estratégia de ter shows na véspera já foi testada com sucesso na edição de 2025, com atrações como BaianaSystem e Rachel Reis na Praça da Matriz, e era considerada uma opção viável novamente para acomodar a agenda do famoso cantor.

"Não tem 'fi' de Deus que faça eu assinar", diz prefeito

Durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (17), o prefeito José Ronaldo foi enfático ao criticar o novo valor do cachê. Ele descartou completamente a contratação nas condições apresentadas e usou palavras fortes para expressar sua posição.

"Não tem 'fi' de Deus que faça eu assinar um pagamento desse. Respeito os cantores, respeito os artistas, mas minha mão jamais conseguirá assinar um cachê desse para cantor nenhum. Pode ser o maior cantor do planeta Terra, eu não assino, tá? Então tá descartado isso aqui", afirmou o prefeito, deixando claro o fim das tratativas com Bell Marques.

Micareta 2026: novidades e tradição

A edição de 2026 da Micareta de Feira de Santana será especial por marcar os 85 anos da festa e por ocorrer em um mês diferente do habitual. A mudança para novembro, anunciada em setembro, tem como objetivo evitar os transtornos causados pelas chuvas de abril e maio e permitir um tempo maior para a organização.

Até o momento, a prefeitura não divulgou quais outras atrações estão sendo negociadas para substituir Bell Marques. A festa, uma das maiores do interior da Bahia, movimenta milhões de foliões e a economia local. Em 2025, mais de um milhão de pessoas participaram dos festejos, que contaram com grandes nomes da música baiana, incluindo o próprio Bell Marques, Leo Santana e Claudia Leitte.