Flamengo busca ajustes técnicos e táticos para a Recopa Sul-Americana após início irregular
Flamengo busca ajustes para Recopa após início irregular

Flamengo busca reajustes para a Recopa Sul-Americana após início de temporada abaixo do esperado

Com um desempenho aquém das expectativas neste começo de temporada, o Flamengo pretende chegar à Recopa Sul-Americana com os índices já reajustados e próximos do ideal, especialmente nos quesitos técnico e tático. O Rubro-Negro enfrenta o Lanús na próxima quinta-feira, no jogo de ida, em Buenos Aires, na Argentina, e decide a disputa no Maracanã, na partida de volta, marcada para o dia 26 de fevereiro.

Retorno antecipado aos gramados pode ter impactado a equipe

O elenco principal do Flamengo completou um mês de retorno aos trabalhos nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o que evidencia o pouco tempo de preparação em 2026. Os jogadores se reapresentaram em 12 de janeiro, iniciando a pré-temporada no Centro de Treinamento Ninho do Urubu. O planejamento inicial previa a estreia contra o São Paulo, em 28 de janeiro, pelo Campeonato Brasileiro.

No entanto, os resultados insatisfatórios no Campeonato Carioca, com a equipe sub-20, levaram a diretoria e a comissão técnica a um consenso para antecipar a estreia do elenco principal. Isso ocorreu sete dias antes, no clássico com o Vasco, onde o Flamengo venceu por 1 a 0, pelo Estadual.

Após o vice-campeonato na Supercopa Rei para o Corinthians, em 1º de fevereiro, o volante Jorginho avaliou que essa antecipação pode ter gerado reflexos negativos para a equipe. Atualmente em recuperação de lesão, Jorginho comentou: "Acredito que tem certo impacto, sim, a pré-temporada ter sido mais curta. Acaba influenciando, mas não pode ser desculpa. Tem muita coisa que tem que melhorar, temos que olhar para isso, melhorar esses aspectos".

Índices físicos mostram melhora, mas ajustes táticos são necessários

Apesar do desempenho e resultados abaixo da expectativa, o Flamengo apresenta índices físicos superiores aos do início do ano passado. Dados revelados pelo Youtuber "Falso 9", que também é funcionário da Flamengo TV e teve acesso às informações de GPS da equipe, mostram um recorte comparativo entre os cinco primeiros jogos de 2025 e os de 2026, desconsiderando as partidas recentes contra Sampaio Corrêa e Vitória.

Nesse contexto, houve um aumento de 9,8% na distância total percorrida, 4,8% na média de distância por tempo e 8,8% na distância em alta intensidade. Diante desses números, a comissão técnica conclui que os principais ajustes necessários estão nos aspectos táticos, técnicos e mentais.

Filipe Luís, técnico do Flamengo, falou após o empate com o Internacional no Maracanã: "O que está no meu controle é tentar fazer de tudo para ajudar os jogadores a recuperar animicamente. São jogadores que estão acostumados a ganhar muitos jogos em sequência e, quando entra uma sequência de derrotas ou empates, animicamente dá para ver que não estão refinados. Nisso posso controlar. Na estratégia, na tática, no mental da equipe, poder trabalhar um pouco mais, depois fazer o meu melhor e sempre poder dormir em paz, porque sempre fiz meu melhor para ajudar a equipe. Sei que vamos voltar, tenho certeza disso".

Jogadores desgastados serão poupados para priorizar a Recopa

O Flamengo não pretende abandonar o Campeonato Carioca, mas a competição não será a prioridade da comissão técnica. O Rubro-Negro irá poupar jogadores que estiverem desgastados para o clássico deste domingo, contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final do Estadual.

Essa situação já ocorreu na goleada por 7 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, mesmo com a necessidade de vitória para evitar o quadrangular contra o rebaixamento. Na ocasião, o técnico Filipe Luís poupou cinco atletas. No jogo contra o Vitória, na última terça-feira, pelo Brasileiro, quatro jogadores não foram relacionados por ordem médica: Luiz Araújo, Varela, Jorginho e Saúl, este último ainda sem previsão de retorno devido a uma cirurgia no calcanhar esquerdo.

Defesa do Flamengo preocupa com aumento na média de gols sofridos

O Flamengo sofreu dois gols em uma mesma partida contra Fluminense, pelo Carioca, São Paulo, pelo Brasileiro, e Corinthians, pela Supercopa, sendo derrotado em todos esses confrontos. A equipe ainda foi vazada por Internacional, pelo Brasileiro, Sampaio Corrêa, pelo Carioca, e Vitória, pelo Brasileiro, o que liga um alerta para a comissão técnica em relação à solidez defensiva.