Parada LGBT no Acre é remarcada para maio de 2026
Parada LGBT no Acre adiada para maio de 2026

A 19ª Parada do Orgulho LGBT do Acre, que estava programada para ocorrer em 7 de dezembro de 2025, foi oficialmente remarcada para 17 de maio de 2026. A nova data coincide com as comemorações do Dia de Valorização, Respeito à Diversidade LGBTQIAPN+ e Combate à LGBTfobia.

Motivos do adiamento

De acordo com a Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), a mudança no calendário se deve a um processo de regularização administrativa e financeira da entidade. Em nota oficial, a associação explicou que o adiamento permitirá recuperar a capacidade administrativa, jurídica e financeira para apresentar projetos, captar recursos e realizar eventos estruturados.

"A realização em 2026 reflete planejamento e responsabilidade, visando um evento completo, com trios elétricos, palco e som profissional, artistas locais e convidados, trajeto seguro e uma celebração marcante para a comunidade LGBT+", justificou a Ahac.

Eventos recentes e preparação

Mesmo durante o processo de regularização, a associação demonstrou sua capacidade organizacional ao realizar o 1º Circuito Acreano da Diversidade em setembro de 2025. O evento contou com shows nacionais e locais, oficina de comunicação, atividades esportivas e ações de enfrentamento à LGBTfobia na capital Rio Branco.

O circuito teve como tema "Envelhecer LGBT: cultura, memória e futuro" e debateu a atenção à população idosa LGBTQIA+. Segundo Germano Marino, Secretário da Ahac, "a nossa preocupação é como que nós, agora, atravessando gerações, vamos cuidar da população idosa LGBT. Nós temos hoje, com tantos avanços em direitos, o direito também de envelhecer".

Apoio institucional garantido

A Associação de Homossexuais do Acre informou que Governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco e empresas do setor privado já foram comunicados sobre a nova data e confirmaram apoio total à realização da parada em 2026.

A Ahac é uma entidade civil sem fins lucrativos com CNPJ regularizado e membro dos Conselhos Estaduais de Combate à Discriminação LGBT e de direitos humanos e cidadania. A instituição é historicamente responsável pela Semana Acreana da Diversidade e pela Parada do Orgulho LGBT+ no estado.

A nova data de 17 de maio de 2026 está amparada pela Lei nº 4.158, de 09 de agosto de 2023, que estabelece o Dia de Valorização, Respeito à Diversidade LGBTQIAPN+ e Combate à LGBTfobia no calendário oficial do estado.