Oscar 2026: Brasil pode ter até 10 indicações, incluindo recorde com 'O Agente Secreto'
Brasil pode ter 10 indicações no Oscar 2026, diz previsão otimista

Brasil mira recordes históricos no Oscar 2026 com múltiplas indicações

Um ano após o êxito de Ainda Estou Aqui no Oscar, o cinema brasileiro segue a todo vapor sua conquista de Hollywood. A depender da lista de indicações que será revelada na manhã de quinta-feira, 22 de janeiro, às 10h30, alguns recordes inéditos podem ser batidos pela produção nacional.

O Agente Secreto pode superar Cidade de Deus em número de indicações

Até hoje, o filme brasileiro em língua portuguesa mais indicado ao Oscar é Cidade de Deus, que concorreu às categorias de melhor diretor, roteiro adaptado, fotografia e montagem. O único outro longa com um pé no Brasil a ter o mesmo número de indicações é O Beijo da Mulher-Aranha (1985), coprodução américo-brasileira que se passa em São Paulo, mas é falada em inglês e estrelada por estrangeiros.

Tudo isso pode mudar, porém, com O Agente Secreto. Segundo previsão da revista especializada Variety, ele deve ser indicado a:

  • Melhor filme
  • Filme internacional
  • Melhor ator, para Wagner Moura
  • Disputa da categoria inédita de melhor elenco

Além disso, o veículo aponta chances de que a produção surpreenda e concorra a melhor roteiro original, totalizando o número recorde de cinco indicações para um filme nacional. Outros sites sugerem ainda que Kleber Mendonça Filho entre na categoria de direção.

Campanha otimista da Neon busca múltiplas categorias

Vale ressaltar que, durante uma campanha pelo Oscar, as distribuidoras costumam listar para os votantes as categorias para as quais os filmes querem concorrer. Otimista, a Neon, responsável por lançar O Agente Secreto lá fora, inscreveu a produção em catorze categorias.

Com a divulgação das shortlists, que são um primeiro corte que a Academia de Hollywood faz, anunciando 15 finalistas a alguns dos prêmios, O Agente Secreto tenta, no total, doze indicações. Além das seis indicações mais possíveis citadas acima, o filme corre por fora nas categorias de:

  1. Ator coadjuvante (Gabriel Leone)
  2. Atriz coadjuvante (Maria Fernanda Cândido e Tânia Maria)
  3. Design de produção
  4. Montagem
  5. Figurino

Outros talentos brasileiros também se destacam na premiação

E não só de O Agente Secreto se faz o Oscar 2026. Outros brasileiros cotados ao prêmio são:

  • O diretor de fotografia Adolpho Veloso, que trabalhou no filme americano Sonhos de Trem
  • O editor Affonso Gonçalves, de Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
  • O documentário Apocalipse nos Trópicos
  • O curta-metragem de ficção Amarela

Todos eles são finalistas às indicações segundo as shortlists divulgadas pela Academia em dezembro. Caso cheguem à premiação, formarão o mais robusto comitê brasileiro já presente em uma cerimônia.

Cenário otimista prevê até 10 indicações para o Brasil

Em uma previsão extremamente otimista, em que todos estes quatro sejam indicados e o melhor cenário de O Agente Secreto aconteça, com seis nomeações, o Brasil poderá se orgulhar de 10 indicações ao Oscar! Sonhar ainda é de graça, mas as perspectivas são animadoras para a produção nacional.

Possível vitória histórica em Melhor Filme Internacional

Olhando além das indicações, caso O Agente Secreto vença a categoria de melhor filme internacional, o Brasil será o primeiro país a conquistá-la por dois anos seguidos desde 1988, quando a Dinamarca atingiu o feito com A Festa de Babette e Pelle, o Conquistador. Será também o primeiro país latino a alcançar o feito.

Se ganhar melhor filme internacional e ator, para Wagner, que está muito bem cotado, será de longe a melhor participação do Brasil no Oscar, marcando um momento histórico para o cinema nacional na premiação mais prestigiada de Hollywood.