
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso está mobilizando a sociedade para uma importante causa: o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No próximo dia 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada uma grande passeata em Cuiabá.
Como participar da passeata?
A concentração está marcada para as 7h30, no Parque Mãe Bonifácia, com saída prevista para as 8h em direção à Praça Alencastro, no centro da capital. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência sexual contra menores.
Por que essa data é importante?
O 18 de maio foi instituído como data nacional após o cruel assassinato de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos que foi vítima de violência sexual no Espírito Santo, em 1973. O caso, que chocou o país, permanece impune até hoje.
Dados alarmantes
Segundo levantamentos recentes:
- Mato Grosso registrou mais de 1.200 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2023
- 70% dos casos ocorrem no ambiente familiar
- Apenas 10% dos casos são denunciados
A secretária estadual, Rosamaria Carvalho, reforça: "Precisamos romper o silêncio. A denúncia é o primeiro passo para proteger nossas crianças e adolescentes".
Como denunciar?
Disque 100 — Serviço de Denúncia de Violação de Direitos Humanos
Conselho Tutelar da sua cidade
Delegacias especializadas
A passeata contará com a participação de autoridades, educadores, assistentes sociais e toda a sociedade civil. Sua presença pode fazer a diferença!