Mulher relata importunação sexual em trem da CPTM em Ferraz de Vasconcelos; passageiro é denunciado
Mulher denuncia assédio em trem da CPTM em Ferraz

Uma passageira do trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira (20) após sofrer importunação sexual dentro de uma composição na linha 11-Coral, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

De acordo com a vítima, o fato ocorreu durante o trajeto matinal, quando um homem sentado ao seu lado começou a se esfregar contra seu corpo de forma inadequada. A mulher, que preferiu não se identificar, relatou ter ficado constrangida e assustada com a situação.

Denúncia imediata

A passageira não hesitou em acionar a segurança da CPTM assim que desceu na estação seguinte. Agentes da companhia localizaram o suspeito ainda no trem e o encaminharam para a delegacia mais próxima.

"Fiquei muito nervosa, mas decidi não me calar. Muitas mulheres passam por isso diariamente e precisamos combater esse tipo de crime", declarou a vítima em entrevista.

Procedimentos da CPTM

A administradora da linha 11-Coral emitiu nota informando que o caso está sendo tratado com prioridade e que o passageiro está respondendo pelo ato. A empresa reforçou que mantém campanhas permanentes contra o assédio no transporte público.

  • Disque-denúncia da CPTM: 0800 055 0121
  • Botão de pânico disponível nos trens
  • Vídeos educativos nas estações

Dados alarmantes

Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, os casos de importunação sexual nos trens metropolitanos cresceram 18% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Especialistas em segurança urbana alertam que os números podem ser ainda maiores, já que muitas vítimas ainda têm medo de denunciar esse tipo de crime.