Um homem foi preso no último sábado (17), suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, em uma ação da Polícia Militar na localidade de Tapera, no município de São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia. A região fica a aproximadamente 20 quilômetros de Feira de Santana.
Operação segue denúncia de moradores
De acordo com informações da PM, as equipes realizavam patrulhamento de rotina na área quando foram alertadas por moradores sobre a presença de indivíduos supostamente envolvidos com o tráfico de entorpecentes e porte ilegal de armas de fogo. Ao avistarem a viatura policial se aproximando, os suspeitos fugiram em direção a uma mata fechada e, durante a fuga, efetuaram disparos contra os policiais.
Confronto e apreensão recorde de drogas
Os militares revidaram a agressão, resultando em um breve confronto. Um dos suspeitos foi alcançado e detido. Com ele, os policiais realizaram uma apreensão considerável de drogas e equipamentos usados no preparo e embalagem dos entorpecentes.
A apreensão totalizou mais de 46 quilos de cocaína em diferentes estágios de preparo. O material foi encontrado da seguinte forma:
- 40,65 kg de cocaína, distribuídos em seis pacotes grandes.
- 2,2 kg de pasta base de cocaína, em dois tabletes.
- 4,1 kg de cocaína já fracionada e pronta para a venda, em quatro pacotes menores.
Equipamentos e material de apoio apreendidos
Além das drogas, a polícia encontrou diversos itens que evidenciam a operação de um ponto de preparo e distribuição. Foram apreendidos:
- Um aparelho celular.
- Uma prensa hidráulica.
- Um liquidificador utilizado no processamento das drogas.
- Uma balança de precisão.
- Materiais de embalagem, como plástico filme, sacolas, balde e três bacias.
- Uma mala, uma mochila e uma arma branca.
- Um veículo, que foi apresentado no registro da ocorrência.
O suspeito preso, cuja identidade não foi divulgada, e todo o material apreendido foram encaminhados para a delegacia da região. Na unidade policial, a ocorrência foi formalmente registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas contra o indivíduo.
A operação reforça o combate ao tráfico de drogas no interior baiano e partiu de informações da própria comunidade, demonstrando a importância da colaboração entre população e forças de segurança.