Um homem foragido do sistema prisional desde maio de 2023 foi preso na tarde desta segunda-feira (1º) em Linhares, no Norte do Espírito Santo, após sequestrar uma mulher e se envolver em uma intensa perseguição policial. Alexandre Delfino Pereira, de 39 anos, foi localizado pela Polícia Civil em uma casa no bairro Interlagos, onde os agentes o encontraram com uma mala pronta para fugir.
Crime começou após recusa de relação sexual
A sequência de crimes teve início durante a madrugada de segunda-feira. Segundo as investigações, o homem contratou os serviços de duas mulheres, que atuam como garotas de programa. Após o atendimento, os três foram a um bar e retornaram para a residência onde o encontro havia ocorrido.
No local, Alexandre exigiu que as duas mantivessem relações sexuais com ele novamente. Diante da recusa, ele ficou agressivo, invadiu o local armado e arrastou uma das vítimas, uma mulher de 26 anos, até seu carro, uma caminhonete L200 que estava estacionada na rua.
Perseguição dramática com tiros e colisões
O suspeito fugiu em direção à BR-101, sentido Vitória. Policiais militares foram acionados e localizaram o veículo em uma estrada de chão próxima ao acesso à localidade de Jataipeba. Ao tentar fazer a abordagem, o motorista jogou o carro contra a equipe policial e escapou.
Para impedir a fuga, os militares dispararam contra os pneus do veículo. Na ponte sobre o Rio Doce, o homem voltou a tentar atingir os agentes, que atiraram novamente. Mesmo assim, ele não parou e seguiu em alta velocidade para o bairro Araçá.
Já na área urbana, Alexandre perdeu o controle da caminhonete e bateu em uma motocicleta e em um carro que estavam estacionados. Após a colisão, ele abandonou o automóvel com a vítima ainda dentro e fugiu na garupa de uma motocicleta.
Dentro do carro abandonado, os policiais encontraram e apreenderam um carregador de pistola com munição e um celular. A mulher sequestrada não sofreu ferimentos graves.
Prisão e histórico criminal do foragido
Após o crime, a Polícia Civil iniciou buscas em locais onde o suspeito poderia estar escondido. Ele foi encontrado no início da tarde dentro de uma casa no bairro Interlagos. Até uma mala com roupas foi localizada no local, indicando que ele se preparava para deixar a cidade.
Alexandre Delfino Pereira foi preso e encaminhado para a Delegacia Regional de Linhares. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Fabrício Lucindo, ele vai responder por sequestro, cárcere privado e porte ilegal de munição.
O homem tem passagem pelo sistema prisional por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele deu entrada em 2019 na Penitenciária Regional de Linhares e cumpria regime semiaberto, atuando como trabalhador externo. Porém, em maio de 2023, ele não retornou à unidade prisional, tornando-se foragido da justiça.
Até a publicação desta reportagem, não havia registro de nova entrada do homem no presídio. O g1 não conseguiu localizar a defesa de Alexandre, e o espaço para manifestação segue aberto.