Uma megaoperação da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) desferiu um duro golpe em uma poderosa organização criminosa que atuava como fornecedora nacional de armas pesadas e drogas para facções. A ação, deflagrada nesta terça-feira (2), cumpriu 82 ordens judiciais em um esquema que movimentou valores superiores a R$ 513 milhões.
Esquema funcionava como empresa e abastecia grandes facções
Investigado desde o primeiro semestre, o grupo criminoso tinha base operacional em bairros de Curitiba, como Pinheirinho, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e Tatuquara. A estrutura se assemelhava a uma empresa, com uma rede logística sofisticada para distribuir grandes carregamentos para diferentes regiões do país.
Segundo as investigações, a organização era a principal fornecedora de facções de grande poderio, como o Comando Vermelho (CV), no Rio de Janeiro, e o Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo. Para lavar o dinheiro proveniente do crime e ocultar patrimônio, os investigados utilizavam empresas de fachada registradas formalmente.
Líder preso em apartamento de luxo e apreensões milionárias
O principal alvo da operação foi preso em Itapema, em Santa Catarina, onde vivia em um apartamento de luxo. De acordo com o delegado Victor Loureiro Mattar Assad, o homem comandava o esquema com apoio de colíderes em Curitiba. Em sua residência, a polícia encontrou dinheiro e armas escondidos em um compartimento secreto.
"As investigações revelaram que esse homem era o responsável direto pelo envio de armas de grosso calibre a partir do estado de São Paulo para uma organização criminosa no estado do Rio de Janeiro, além de abastecer estes e outros estados com grandes quantidades de drogas", declarou o delegado.
A investigação ganhou força após uma série de apreensões de grande porte realizadas ao longo de 2025:
- 1º de junho de 2025: Apreensão de mais de 700 quilos de haxixe em um frete monitorado. Dois envolvidos confessaram que receberiam R$ 400 mil pelo transporte.
- 4 de outubro de 2025: Apreensão de 900 quilos de maconha em Ponta Porã (MS).
- 25 de outubro de 2025: Apreensão de 350 quilos de maconha em uma oficina mecânica ligada ao grupo no bairro Pinheirinho, em Curitiba.
Operação cumpre mandados e bloqueia bens
A megaoperação desta terça-feira resultou na execução de 15 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Além disso, determinou o bloqueio de 28 veículos e 14 contas bancárias ligadas aos investigados, atingindo diretamente o poder financeiro da organização.
A ação representa um avanço significativo no combate ao crime organizado de alto escalão, que usa fronteiras estaduais e uma logística complexa para abastecer o mercado ilegal de armas e entorpecentes em nível nacional.