Polícia prende 8 suspeitos de latrocínio contra motoristas de app em Araporã
8 presos por latrocínio de motoristas de app em MG

A Polícia Militar prendeu oito pessoas suspeitas de envolvimento em dois casos de latrocínio – roubo seguido de morte – contra motoristas de aplicativo na cidade de Araporã, localizada no Triângulo Mineiro. As vítimas foram identificadas como Ideraldo Ortigossa, de 61 anos, e Vercely Mateus de Faria, também de 61 anos.

Detalhes dos crimes e perfil das vítimas

As duas vítimas eram moradores de Itumbiara, em Goiás, e trabalhavam credenciadas na plataforma Trips, um aplicativo de transporte que atua em cidades de Minas Gerais e Goiás. Ambas foram atraídas para uma armadilha: a quadrilha utilizava perfis falsos para solicitar corridas pela plataforma.

Ideraldo Ortigossa foi a primeira vítima. Seu corpo foi encontrado na madrugada de segunda-feira, dia 24. Ele tinha uma trajetória pública conhecida, tendo exercido quatro mandatos como vereador na cidade de Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo, onde também foi diretor do Serviço de Água e Esgoto (SAE). Atualmente residia em Itumbiara e trabalhava como motorista por aplicativo. Ele completaria 62 anos no dia 14 de dezembro.

Vercely Mateus de Faria foi encontrado sem vida na manhã de sábado, dia 29. A perícia indicou que ele havia aceitado uma corrida por volta das 22h da sexta-feira, dia 28. Assim como Ideraldo, ele era conhecido por sua dedicação ao trabalho e por levar uma vida tranquila em Itumbiara.

Modus operandi da quadrilha e prisões

De acordo com o tenente Wellington Naves, comandante da PM em Araporã, o grupo criminoso possivelmente escolhia como alvo motoristas idosos ou mulheres. Os suspeitos planejavam as ações sob influência de álcool e drogas e cancelavam corridas quando percebiam que o motorista era uma pessoa mais jovem ou fisicamente forte.

"Eu conversei com uma motorista, ela foi acionada, chegou no local, só que não chegou ninguém, ela desconfiou e saiu. Quando ela avistou pelo chat do aplicativo que ela iria acompanhada até o destino, eles cancelaram a viagem", relatou o tenente, explicando a tática dos criminosos.

No último sábado (29), a Polícia Militar realizou as prisões, capturando cinco adultos e apreendendo três adolescentes. A resposta rápida das autoridades foi considerada essencial para retirar os criminosos de circulação e evitar novos ataques. Os suspeitos teriam dito à polícia que cometeram os assassinatos porque estavam "doidão", mas o objetivo principal era roubar dinheiro das vítimas.

Semelhanças entre os casos e investigação

A Polícia Civil investiga a conexão entre os dois crimes, que apresentam uma série de pontos em comum. Ambas as vítimas foram assassinadas durante o expediente de trabalho com um disparo na cabeça. Os corpos foram deixados fora dos veículos, em áreas de canavial na região conhecida como Estrada de Furnas.

Os carros foram levados pelos criminosos. O veículo de Ideraldo foi encontrado abandonado no Bairro Madri, em Araporã. A plataforma Trips informou que a última corrida de cada motorista foi solicitada por um perfil suspeito, possivelmente falso, e que está colaborando com as investigações.

A empresa emitiu uma nota lamentando profundamente a morte dos motoristas, afirmando que é um momento de grande tristeza para toda a equipe e expressando solidariedade aos familiares. A Câmara Municipal de Igaraçu do Tietê também publicou uma nota de pesar pela morte de Ideraldo Ortigossa, destacando sua trajetória pública.