Funcionário em regime semiaberto é preso com drogas em caminhão de lixo em SP
Preso em semiaberto é detido com drogas em caminhão de lixo

Um funcionário da limpeza urbana, que cumpria pena no regime semiaberto, foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta quinta-feira (4), em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O homem, de 33 anos, foi surpreendido ao esconder entorpecentes dentro do caminhão de lixo onde trabalhava.

Flagrante no Jardim Belo Horizonte

A ação policial foi deflagrada após uma moradora do bairro Jardim Belo Horizonte perceber atitudes suspeitas por parte dos trabalhadores que atuavam na coleta de resíduos. Ao notar que estava sendo observada, um dos funcionários teria guardado um objeto em uma bolsa e a arremessado para dentro do compartimento do caminhão de coleta. Imediatamente, a mulher acionou a Polícia Militar.

Os militares compareceram ao local e reuniram todos os trabalhadores presentes para averiguação. O grupo era composto pelo motorista, outros funcionários e dois reeducandos que cumpriam pena em regime semiaberto, incluindo o homem de 33 anos.

Drogas escondidas em luva e celular no forro

Durante a vistoria, os policiais focaram na bolsa que havia sido arremessada. Dentro dela, encontraram porções de maconha escondidas no interior de uma luva. A busca não parou por aí. Uma revista mais detalhada no veículo levou à descoberta de um aparelho celular, que estava escondido no forro do teto do caminhão, também envolto em outra luva.

Conduzido ao Plantão Policial, o preso em regime semiaberto assumiu que o celular era de sua propriedade. Em relação à maconha, ele alegou que a droga era destinada apenas ao seu consumo pessoal. No entanto, as porções apreendidas estavam separadas em quantidades maiores e com características típicas de mercadoria para venda, conforme descrito no boletim de ocorrência. O homem negou qualquer intenção de levar os entorpecentes para a unidade prisional ou de comercializá-los.

Prisão em flagrante e desdobramentos

Diante das evidências e das características da apreensão, a polícia não aceitou a versão de uso próprio. O homem foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas, e todo o material apreendido foi encaminhado para perícia. O caso foi registrado na Delegacia Seccional da Polícia Civil de Presidente Prudente.

A reportagem tentou contato com a empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana na cidade e também com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para obter mais informações sobre o funcionário e as medidas que serão tomadas. Entretanto, nenhuma das instituições havia se pronunciado até o momento da publicação desta notícia.

O episódio levanta questões sobre a fiscalização do trabalho de presos que cumprem pena em regimes mais brandos e atuam em serviços públicos, destacando os desafios da reintegração social.