Motorista atropela cachorro duas vezes em Ribeirão Preto e alega estar atrasado
Cachorro morto após ser atropelado duas vezes por ônibus

Tragédia animal choca Ribeirão Preto

Um caso de crueldade contra animais revoltou moradores de Ribeirão Preto nesta quinta-feira (6). Um motorista de ônibus atropelou um cachorro duas vezes com o mesmo veículo, resultando na morte instantânea do animal. O fato ocorreu na Avenida Recife, no bairro Jardim Aeroporto, zona Norte da cidade.

Sequência trágica do atropelamento

As imagens de câmeras de segurança mostram que inicialmente o cachorro, chamado Romeu, entrou debaixo do ônibus. O motorista andou um pouco com o veículo e passou sobre a pata dianteira do animal. Após o primeiro atropelamento, o condutor desceu e, com ajuda de munícipes, conseguiu libertar Romeu da roda dianteira, colocando-o na calçada.

Entretanto, o cachorro, aparentemente ferido e desorientado, voltou para debaixo do ônibus. Em vez de repetir o resgate, o motorista entrou no veículo, engatou a primeira marcha e seguiu viagem, passando com a roda traseira esquerda por cima do animal.

Justificativa inaceitável

Testemunhas relataram que o motorista alegou estar atrasado e ter horário para cumprir na linha. A protetora de animais Janaína Abigail Gimenes, que acompanhou o caso, destacou que o condutor tinha plena consciência de que o cachorro ainda estava sob o ônibus.

"Ele não viu o cãozinho sair debaixo do ônibus, ele tinha certeza de que o cãozinho estava lá", afirmou a protetora em entrevista.

Consequências e investigações

O caso resultou em medidas imediatas por parte das autoridades e da empresa responsável:

  • Boletim de ocorrência registrado por prática de abuso a animais na Polícia Civil
  • Motorista afastado pela Consórcio PróUrbano
  • Ônibus recolhido para investigação
  • Procedimento administrativo instaurado pela Prefeitura de Ribeirão Preto

Em nota oficial, o Consórcio PróUrbano, responsável pela operação do transporte público na cidade, lamentou a ocorrência e informou que não compactua com condutas dessa natureza.

Vítima tinha dona e história

O cachorro atropelado se chamava Romeu, tinha quatro anos de idade e pesava 13 kg. Segundo o laudo veterinário, o animal sofreu fraturas na face, no tórax e na região lombar. A causa da morte foi traumatismo na cabeça, peito e barriga.

A triste história de Romeu ganha contornos ainda mais emocionantes quando se descobre que o cachorro havia seguido sua tutora até o ponto de ônibus. A mulher embarcou com duas crianças especiais, deixando Romeu no local, sem imaginar a tragédia que se seguiria.

Especialista aponta alternativas

Fabíola Coelho, presidente da Comissão de Direito dos Animais da OAB, criticou a atitude do motorista e enumerou as alternativas que ele tinha à disposição:

"Ele deveria tomar todas as medidas possíveis para retirar aquele animal debaixo do ônibus com segurança e, se não conseguisse, poderia ter acionado uma ONG, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar ou Polícia Civil. Há várias opções para resgatar um animal com saúde e decência", afirmou a especialista.

O caso continua sob investigação das autoridades competentes e deve servir de alerta para a importância do respeito à vida animal no trânsito.