Uma nova frente fria se aproxima do Centro-Sul do Brasil nesta quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, trazendo de volta a instabilidade e as pancadas de chuva com intensidade moderada a forte para várias regiões. A formação deste sistema está associada a uma área de baixa pressão próxima à costa do Sudeste, configurando um cenário de tempo severo para o início do mês.
Instabilidade e risco de temporais
O avanço da frente fria sobre o Sudeste e o Centro-Oeste será reforçado pelo transporte de umidade vindo da Amazônia. Essa combinação de fatores favorece a formação de temporais com potenciais riscos, incluindo raios, ventos fortes e acumulados elevados de chuva em curto espaço de tempo. A população deve ficar atenta a possíveis alagamentos e quedas de árvores.
Previsão para as capitais e regiões
Na cidade de São Paulo, a previsão indica um dia de sol com algumas nuvens, mas com chuva rápida durante o dia e à noite. As temperaturas devem variar entre mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Outras regiões do Sudeste, como a capital paulista e seu interior, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o leste de Minas Gerais, terão céu nublado e chuvas a qualquer hora, com risco de temporais acompanhados de ventos fortes.
No Centro-Oeste, estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o centro-sul de Minas Gerais também seguem com chance significativa de chuvas e temporais, principalmente durante as horas mais quentes do dia.
Temperaturas nas capitais brasileiras
Confira as temperaturas mínimas e máximas previstas para esta quarta-feira, 3, em dez capitais, segundo a Climatempo:
- Belo Horizonte (MG): 19°C / 26°C
- Brasília (DF): 19°C / 26°C
- Curitiba (PR): 15°C / 25°C
- Florianópolis (SC): 18°C / 25°C
- Goiânia (GO): 20°C / 28°C
- Manaus (AM): 25°C / 29°C
- Porto Alegre (RS): 18°C / 28°C
- Rio de Janeiro (RJ): 22°C / 29°C
- Salvador (BA): 23°C / 32°C
- São Paulo (SP): 17°C / 26°C
Panorama para o mês de dezembro
As previsões climáticas para dezembro de 2025 indicam que o mês será marcado por chuvas acima da média histórica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Diversas localidades devem registrar volumes elevados de precipitação.
Esse padrão de instabilidade deve se manter nas próximas semanas, com a atuação de novas frentes frias ou zonas de instabilidade, que trarão chuva frequente. Enquanto isso, a região Sul apresenta uma tendência de melhora a partir de quinta-feira, com diminuição da chuva e aparecimento do sol em algumas áreas.