Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no Rio Grande do Norte
Alerta amarelo para chuvas intensas no RN até sábado

Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o estado do Rio Grande do Norte. O aviso, válido desde esta quarta-feira até as 10 horas do sábado, dia 7, prevê precipitações de até 50 milímetros por dia, configurando um alerta de perigo potencial na cor amarela, o primeiro nível na escala de severidade do órgão.

Entenda os níveis de alerta do Inmet

O alerta amarelo indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia. Acima deste nível, existem os alertas de perigo (laranja) e grande perigo (vermelho), que representam riscos mais graves. Neste caso, o aviso amarelo sinaliza condições meteorológicas que exigem atenção, mas com baixos riscos imediatos.

Riscos e recomendações para a população

Além das chuvas intensas, há possibilidade de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. O Inmet destaca que os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas são considerados baixos. No entanto, em fevereiro, chuvas já causaram transtornos em Natal, reforçando a necessidade de cautela.

Em caso de rajadas de vento, o órgão recomenda:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.

O que fazer em situações de emergência

Para mais informações ou em caso de necessidade, a população deve procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193. Esses serviços estão preparados para oferecer suporte e orientações durante eventos climáticos adversos.

O alerta serve como um aviso preventivo para que os moradores do Rio Grande do Norte se preparem e adotem medidas de segurança, minimizando possíveis impactos das chuvas intensas previstas para os próximos dias.