Tornados em SC: 53 cidades afetadas, vento derruba telha e quase atinge carro
Tornados em SC afetam 53 cidades e causam destruição

Tornados e tempestades causam destruição em Santa Catarina

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), Santa Catarina foi atingida por uma série de eventos climáticos extremos que afetaram significativamente o estado. O Corpo de Bombeiros Militar registrou ocorrências em 53 municípios catarinenses, com os tornados sendo confirmados pela Defesa Civil Estadual como os principais responsáveis pelos danos.

Cidades em situação de emergência

Duas cidades do Oeste catarinense, Dionísio Cerqueira e Xanxerê, tiveram que emitir decretos de emergência devido à extensão dos estragos causados pelas tempestades. O governador Jorginho Mello (PL) programou visita a Dionísio Cerqueira no domingo (9) para acompanhar pessoalmente a situação e coordenar os trabalhos de reconstrução.

Os bombeiros mobilizaram 125 militares e 94 comunitários para atender às 308 chamadas registradas durante o período crítico. As equipes utilizaram 75 viaturas no trabalho de resposta às emergências.

Relato dramático de sobrevivente

A agricultora Inês Terezinha Tenroler viveu momentos de terror durante a passagem de um dos tornados em Dionísio Cerqueira. Em entrevista à NSC TV, ela contou que precisou se agarrar a um poste para não ser levada pela força dos ventos.

"O vento me jogou e eu consegui me agarrar num poste. Fiquei agarrada questão de 15 segundos. Quando deu uma acalmada, que eu entrei [na casa], não tinha telhado, não tinha mais nada. Tinha acabado com tudo já. Foi muito rápido", relatou a agricultora, que perdeu a casa onde morava.

Diversos tipos de ocorrências registradas

Os eventos climáticos resultaram em múltiplos problemas por todo o estado:

  • Alagamentos em várias regiões
  • Quedas de árvores e destelhamentos
  • Obstrução de estradas e rodovias
  • Danos em residências, prédios públicos e veículos
  • Interrupção no fornecimento de energia elétrica
  • Deslizamentos de terra
  • 32 pessoas desalojadas

Em Botuverá, no Vale do Itajaí, um homem de 55 anos foi resgatado pelos bombeiros após ser atingido por uma árvore durante o vendaval. A vítima, que não sofreu ferimentos graves, estava em uma área de difícil acesso, exigindo operação especializada para o salvamento.

A Defesa Civil estadual confirmou que três tornados atingiram território catarinense, sendo Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes e Xanxerê as cidades mais afetadas por estes fenômenos meteorológicos.