Comércio de Ponta Grossa tem horário especial para o Natal 2025
Horário de lojas em Ponta Grossa para o Natal 2025

O comércio de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, já definiu seu calendário especial para atender à demanda das compras de Natal e Réveillon de 2025. A iniciativa, organizada pelo Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), prevê horários estendidos em dezembro e dias com expediente reduzido após as festas para compensar os trabalhadores do setor.

Horários estendidos para facilitar as compras

A principal mudança está no alongamento do período de atendimento ao público nas semanas que antecedem o Natal. A medida tem como objetivo oferecer mais comodidade aos consumidores, que ganham tempo extra para pesquisar preços e adquirir os presentes para a data comemorativa. O calendário vale não apenas para Ponta Grossa, mas também para outras cidades da região representadas pelo Sindilojas.

As cidades abrangidas são: Palmeira, Telêmaco Borba, Guamiranga, Ipiranga, Tibagi, Imbituva e Imbaú.

Confira o calendário completo

A programação segue um ritmo crescente conforme se aproxima o dia 25 de dezembro. Nos primeiros dias do mês, o horário já começa diferenciado, com ampliações significativas nos finais de semana mais próximos da data.

De 1 a 6 de dezembro (segunda a sábado), as lojas funcionarão das 9h às 20h. No domingo, dia 7, o atendimento será das 13h às 19h.

A semana seguinte, de 8 a 13 de dezembro (segunda a sábado), terá expediente das 9h às 21h. O domingo, dia 14, será um dos primeiros com horário estendido, das 9h às 21h.

Na reta final, o ápice do movimento, os horários ficam ainda mais amplos. No domingo, 21 de dezembro, as portas ficarão abertas das 9h às 22h. Nos dias 22 e 23 (segunda e terça), o funcionamento também será até as 22h.

Na véspera de Natal, 24 de dezembro (quarta-feira), o comércio encerrará mais cedo, às 18h. No dia de Natal, 25 de dezembro (quinta-feira), todas as lojas permanecerão fechadas.

Compensação e recesso de fim de ano

Após o Natal, a estratégia muda para compensar os profissionais que trabalharam nos horários estendidos. No dia 26 de dezembro (sexta-feira), o expediente será reduzido, das 13h às 19h.

O mesmo horário reduzido valerá para o período de 27 a 31 de dezembro (sábado a quarta-feira), com funcionamento das 9h às 18h.

No Dia de Ano Novo, 1º de janeiro de 2026 (quinta-feira), o comércio estará fechado. A compensação segue no dia 2 de janeiro (sexta-feira), com lojas abertas apenas no período da tarde, das 13h às 19h.

Este calendário organizado pelo Sindilojas busca equilibrar as necessidades do consumidor, que demanda mais tempo para compras, com os direitos dos trabalhadores do comércio, garantindo folgas e jornadas reduzidas após o intenso período festivo.