O fornecimento de água para 22 bairros da cidade de Boituva foi severamente afetado nesta quarta-feira, 31 de julho, devido a uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. O problema, que começou na noite de terça-feira, 30 de julho, impactou diretamente a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, paralisando os serviços essenciais.
Problema na estação de tratamento
De acordo com a Sabesp, companhia responsável pelo saneamento, a falta de energia elétrica impossibilitou temporariamente a captação, o tratamento e o bombeamento de água para as residências e comércios dos bairros atingidos. A pane se estendeu pela madrugada, agravando a situação para milhares de moradores que acordaram sem água nas torneiras.
Apesar de a energia elétrica já ter sido restabelecida, o sistema de abastecimento de água ainda passa por um processo de recuperação. A normalização ocorre de forma gradual, pois é necessário que os reservatórios e a rede sejam realimentados após uma parada prolongada.
Bairros afetados e previsão de normalização
A companhia divulgou a lista completa dos bairros que tiveram o abastecimento comprometido. São eles:
- Jardim Oreana
- Flora Ville
- Flamboyant
- Jardim Flamboyant
- Parque das Árvores
- Tropicalha Graden
- Tropicalha Parque
- Vila Gardênia
- Jardim Green Ville I e II
- Chácara Pinhal
- Vitasssay
- Vale do Sol
- Portal Ville Acácia
- Empresarial Castelo Branco
- Village Santo Antônio
- Portal Ville Azaleia
- São José de Boituva
- Vivendas do Parque
- Portal Ville Jardins
- Pau d'alho
- Pinhais
- Portal Ville Jardim Europa
A previsão da Sabesp é que o abastecimento esteja totalmente normalizado até esta quinta-feira, 1º de agosto. Enquanto isso, a recomendação urgente é para que a população utilize de forma extremamente consciente a água armazenada nas caixas-d'água, evitando desperdícios.
Orientações oficiais e canais de atendimento
A Prefeitura de Boituva emitiu uma nota informando que acompanha a situação de perto junto à Sabesp e reforçou o apelo para o uso consciente da água até que a normalização completa seja alcançada.
A Sabesp disponibilizou seus canais de atendimento para que os moradores possam registrar ocorrências ou obter informações. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 055 0195, pelo WhatsApp 11 3388-8000 ou através da Agência Virtual no site da companhia.
Incidentes como este destacam a interdependência crítica entre os serviços de infraestrutura urbana. A falha no fornecimento de energia, mesmo que temporária, tem o poder de paralisar sistemas essenciais como o de água, impactando diretamente a qualidade de vida da população.