
Um ataque violento próximo à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, resultou em duas vítimas fatais nesta quarta-feira (22/05/2025). O incidente, ainda sob investigação, levou a um reforço imediato nas medidas de segurança em embaixadas israelenses ao redor do mundo.
Segundo fontes oficiais, o ataque ocorreu nas proximidades da representação diplomática, mas ainda não há confirmação se o alvo era diretamente a embaixada. As autoridades locais isolaram a área e iniciaram buscas pelos responsáveis.
Medidas de segurança:
- Barreiras de concreto instaladas em frente a embaixadas
- Aumento do efetivo policial e militar
- Revisão dos protocolos de emergência
- Restrição temporária de acesso ao público
O governo israelense emitiu um comunicado lamentando as mortes e afirmando que "não poupará esforços para proteger seus cidadãos e representações no exterior". O Departamento de Estado norte-americano prometeu cooperação total na investigação.
Especialistas em segurança internacional alertam para possíveis tensões geopolíticas decorrentes do incidente, embora ainda seja cedo para determinar motivações ou autoria. Esta é a primeira vez em cinco anos que um ataque deste tipo ocorre tão próximo a uma representação diplomática israelense em solo americano.