Irã culpa EUA por troca de ataques e denuncia violação de cessar-fogo
Irã culpa EUA por ataques e violação de cessar-fogo

O Irã culpou os Estados Unidos pela recente troca de ataques na região do Estreito de Ormuz, classificando a ação como uma "violação flagrante" do cessar-fogo vigente. A acusação foi feita por meio de nota oficial do Ministério das Relações Exteriores iraniano, que também denunciou a presença de navios de guerra americanos na área como um ato de provocação.

Contexto das tensões

Nos últimos dias, o Irã interceptou três petroleiros no Estreito de Ormuz e passou a exigir autorização para travessia, elevando o risco de interrupção no fluxo de petróleo. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os ataques do Irã a navios são uma violação do cessar-fogo, enquanto Omã avisou aliados que pode cobrar pedágio no estreito.

Impacto nos mercados

O petróleo Brent caiu 10% na semana, voltando ao nível pré-guerra, com o aumento da oferta e a perspectiva de distensão. O mercado de criptomoedas também reagiu: o bitcoin teve leve alta, apesar da saída de ETFs e da Strategy. As bolsas de Nova York fecharam em queda, com o Nasdaq tombando 4,6% na semana.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Reações internacionais

O governo iraniano afirmou que a presença militar dos EUA na região é inaceitável e que tomará medidas para proteger sua soberania. A comunidade internacional acompanha com apreensão, pois o Estreito de Ormuz é uma rota vital para o transporte global de petróleo.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar