O Irã culpou os Estados Unidos por uma troca de ataques no Estreito de Ormuz e denunciou uma “violação flagrante” do cessar-fogo. A tensão na região elevou os riscos para o transporte de petróleo, com o Brent recuando 10% na semana, voltando ao nível pré-guerra.
Irã intercepta petroleiros e exige autorização
De acordo com o governo iraniano, três petroleiros foram interceptados no Estreito de Ormuz, e o Irã passou a exigir autorização para a travessia. Omã alertou aliados que pode cobrar pedágio no estreito, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, classificou os ataques como violação do cessar-fogo.
Impacto nos mercados e oferta de petróleo
O petróleo Brent caiu 10% na semana, influenciado pelo aumento da oferta e pelo retorno ao nível pré-guerra. As bolsas de Nova York fecharam em queda, com o Nasdaq tombando 4,6% na semana, pressionado por vendas em empresas de tecnologia.
“O Irã está violando flagrantemente o cessar-fogo”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, em nota. A crise no Oriente Médio também afetou as criptomoedas, com o bitcoin registrando leve alta, apesar de saídas de ETFs.
Bolsas e investimentos sob pressão
As taxas curtas e intermediárias caíram no Brasil, com aumento de apostas no corte da Selic. Estrangeiros retiraram US$ 5,5 bilhões do país em um mês, entre ações e renda fixa. O Itaú BBA escalou suas ações favoritas para o segundo semestre, enquanto a JGP vendeu sua área de crédito para executivos que lançaram a gestora Leto Capital.



